Ex-jogador de futsal profissional, prefeito de Barra Mansa aproveitou para jogar bola com os estudantes da unidade de ensino
Os 437 estudantes do Colégio Municipal Prefeito Marcello Drable, no bairro Ano Bom, receberam na manhã desta segunda-feira (31), a reforma da quadra poliesportiva da unidade de ensino. Ex-jogador de futsal profissional, o prefeito de Barra Mansa, Luiz Furlani, inaugurou os reparos da nova estrutura e aproveitou para fazer a alegria dos alunos jogando bola com eles.
Também participaram da cerimônia de reinauguração, a vice-prefeita Luciana Alves; a secretária de Educação, Fátima Lima; demais secretários; servidores municipais; vereadores; a diretora Ivete Gama; familiares do ex-prefeito de Barra Mansa, Marcello Drable - entre eles a viúva Dione Chiesse Drable, a filha Gláucia e o neto que também é ex-prefeito da cidade, Rodrigo Drable.
Fundado em 04 de março de 1969, há 56 anos, o Colégio Marcello Drable é uma das maiores unidades de ensino da cidade, com atendimento especializado em surdez, laboratório de Libras e Sala TecnoMaker.
Dione Chiesse revelou que um filme sobre a trajetória da unidade lhe passava pela cabeça durante a reinauguração da quadra poliesportiva.
- Foi uma alegria e compensação administrativa para o Marcello construir esta escola. Meus filhos, dois, estudaram aqui também. Agradeço a Deus por ainda estar presente nesta ocasião tão importante para os barra-mansenses. O Marcello começou com uma casa aqui ao lado, feita com madeira, que acolhia bem menos crianças. Estar hoje aqui, vendo esse colégio repleto de estudantes e com essa quadra novinha me deixa muito feliz – destacou a viúva do ex-prefeito Marcello Drable, Dione Chiesse.
A vice-prefeita, Luciana Alves, destacou que o equipamento entregue à unidade de ensino vai muito além do esporte. “Aqui é um lugar de oportunidades, um lugar de inclusão, um lugar de superar desafios. O esporte realmente transforma vidas e eu sei que neste lugar muitos sonhos serão construídos e muitos destaques, muitas crianças que poderão ser grandes atletas sairão desta quadra. Esse equipamento é um presente – disse a vice-prefeita.
Professora concursada, a secretária Fátima Lima ressaltou a importância dos professores, inclusive os de Educação Física, que não mediram esforços para ensinar as crianças antes da conclusão da reforma.
- Eu dei aula nesta escola e por muitas vezes vim aqui nesta quadra com os nossos alunos. Era um espaço muito feio, mas houve trabalho e esse é o resultado. Seguimos de mãos dadas para fazer o melhor por Barra Mansa. Quero agradecer ao prefeito Furlani porque ele tem dado continuidade e melhorado muito a nossa cidade. Bem agitado, corre o dia inteiro porque pensa em uma Barra Mansa melhor. Estamos com os nossos corações muito gratos a Deus e a todos que trabalharam aqui entregando esse presente para as nossas crianças – disse Fátima, acrescentando que ainda quer colaborar muito com o município, pois ama a cidade.
Interclasse e cidadãos melhores
A diretora Ivete Gama destacou que o momento era de gratidão, pois “agora nossos alunos vão poder ter uma aula de Educação Física do jeito que eles gostam. Poderão fazer o interclasse que tanto cobram e os educadores terão uma melhor sala de aula”, disse a diretora, agradecendo o ex-prefeito Rodrigo Drable, que deu o pontapé inicial da reforma, e ao prefeito Furlani que deu continuidade aos trabalhos e entregou o novo espaço aos estudantes e educadores da unidade de ensino.
O prefeito, que teve a vida pautada no futsal profissional, se disse alegre e realizado com a inauguração.
- Entregamos não apenas a quadra coberta de um colégio, mas um equipamento esportivo que pode oportunizar as nossas crianças a sonharem com um futuro melhor, assim como aconteceu comigo. Tive um sonho, consegui realizar e a disciplina, o foco e a determinação do esporte me moldaram como cidadão, me fizeram ser um ser humano melhor. Parabenizo e agradeço todos os professores desta escola e a Deus que tem colocado pessoas certas no nosso caminho para trazer ainda mais benefícios a Barra Mansa - disse Furlani, que chamou as crianças do colégio para descerrar a placa de inauguração junto a ele e fazerem o primeiro bate-bola no espaço.