Alunos e responsáveis participam de atividades educativas para a prevenção até o dia 27
 

As secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Educação (SME) deram início, nesta segunda-feira (24), à Semana de Mobilização de Combate à Dengue, que levará a escolas municipais de todas as regiões da cidade ações de promoção de saúde para o controle do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. A campanha, que vai até a quinta-feira (27), é promovida pelo Programa Saúde na Escola Carioca, uma parceria entre a SMS e a SME.
 

O cronograma inclui atividades lúdicas de conscientização e orientação sobre o combate à dengue para todos os segmentos da rede municipal de educação (Educação Infantil e Ensinos Fundamentais I e II), como apresentações teatrais, quizes, gincanas, oficinas de arte, rodas de conversas e exposições. A programação especial conta ainda com apresentações do RAP da Saúde (Rede de Adolescentes e Jovens Promotores da Saúde), projeto de promoção da saúde da SMS com foco nas novas gerações e nas áreas de maior vulnerabilidade social. As atividades também terão a participação dos pais e responsáveis.
 

“A conscientização sobre a dengue é fundamental, por isso a importância da mobilização nas escolas. As crianças levam a informação para casa e incentivam a família a separar dez minutos por semana para eliminar focos e a conscientizar a comunidade. Temos uma potência enorme para disseminar informação a partir dos nossos equipamentos de educação”, disse Renato Cony, subsecretário de Promoção, Atenção Primária e Vigilância em Saúde do Rio, que junto ao secretário de Educação, Renan Ferreirinha, acompanhou a abertura das atividades no Ginásio Educacional Tecnológico (GET) Suíça, na Penha Circular.
 

O objetivo é sensibilizar as famílias sobre a importância da rotina de cuidados para a prevenção da dengue, incentivando os alunos a promover saúde dentro de casa e na comunidade. Ao todo, 15 escolas distribuídas por todas as 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CRE) sediarão as atividades. Durante a semana, a rede de Atenção Primária da SMS (clínicas da família e centros municipais de saúde) também realizarão ações de promoção de saúde bucal para os alunos da rede municipal de educação.
 

"O combate à dengue passa pela conscientização, e nada melhor do que trazer as crianças para esse processo. Elas são multiplicadoras de conhecimento e levam para casa essas informações, ajudando a defender toda a comunidade. Durante a Semana de Mobilização, trabalharemos de forma lúdica e participativa, permitindo que os alunos compreendam a importância da prevenção e sejam protagonistas na luta contra o mosquito Aedes aegypti", explicou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.
 

O PSE Carioca é uma iniciativa intersetorial realizada pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação e de Assistência Social, com o objetivo de realizar atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças para a comunidade escolar (alunos, responsáveis, professores e profissionais de saúde).