Iniciativa liderada pelo ator Marcos Frota recebe reconhecimento pela atuação em prol da cultura


Há 14 anos instalado no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista, com núcleos pedagógicos operando em comunidades e escolas públicas do Estado, o projeto Unicirco, em parceria com a Petrobras desde o início, vem contribuindo de forma consistente para a manutenção do vigor do circo fluminense, através da democratização do acesso aos seus espetáculos, à formação artística e à produção e difusão circenses.
 

De julho de 2021 a fevereiro de 2024, o projeto encantou 266.585 pessoas com a magia do circo, no Rio de Janeiro. Foto: Renzo Gostoli

 

Mais de 2,5 milhões de pessoas já compareceram aos espetáculos do projeto no Parque Municipal da Quinta da Boa Vista. Famílias, amigos, instituições da sociedade civil e de natureza pública. Todos com entrada gratuita.
 

No dia 11 de dezembro de 2024, a publicação no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro garantiu ao projeto Unicirco o status de Patrimônio Cultural Imaterial do Estado, em reconhecimento à sua contribuição para o circo brasileiro e à cultura fluminense.
 

Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas.
 

O Projeto Unicirco Arte Educação & Comunidade VI possui patrocínio da Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental, do Governo Federal, do Governo do Estado e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através da Lei de Incentivo à Cultura, e apoio da Fundação Parques e Jardins.
 

A temporada de espetáculos gratuitos está em recesso para as festas de fim de ano e retorna a partir do dia 11 de janeiro, na sede do projeto na Quinta da Boa Vista, com espetáculos aos sábados, domingos e feriados às 16 horas. Mais informações podem ser obtidas no site oficial do projeto e em seu perfil do Instagram @unicircomarcosfrota.