Com apoio da Mind Lab, Secretaria Municipal de Educação premia alunos pelo desempenho
 

A Secretaria Municipal de Educação de Angra dos Reis realizou, na última quinta-feira (5/12), a nova edição das Olimpíadas de Raciocínio, evento promovido em parceria com a Mind Lab, pioneira no desenvolvimento de habilidades sociais, emocionais, cognitivas e éticas de forma integrada. Ao todo, seis alunos foram premiados pela agilidade na resolução dos desafios propostos pelas atividades socioemocionais apresentadas, conteúdos que já possuem acesso no dia a dia do ano letivo do município do Sul Fluminense.
 

Participaram alunos dos 4ºs e 5ºs anos. Confira a lista dos vencedores:
 

4º Ano - Jogo Mancala

1º - Pedro Lucas de Miranda, da escola Santos Dumont

2º - Miguel Guimarães Paschoal de Assis, da escola Nova Pereque

3º - Mamedson Souza de Oliveira Filho, da escola Angelo Francisco Jeronimo
 

5º Ano - Jogo Pirâmide

1º - Kaio Vitor Silva Pereira, da escola Prefeito Jose Luiz Ribeiro Reseck

2º - Arthur Machado Fraga, da escola Inácio During

3º - Robert Izidio de Souza Santos, da escola Professor Francisco de A. Oliveira Diniz
 

Utilizado para a disputa dos alunos do 4º ano, o Jogo Mancala explora o senso de estratégia dos alunos, o que auxilia, principalmente, na organização e capacidade de decisão. Já o Jogo Pirâmide, atividade das crianças do 5º ano, consiste em utilizar de forma inteligente e segura os recursos para chegar ao topo, utilizando o método da tentativa e erro como uma aprendizagem.
 

Os vencedores garantiram prêmios especiais, como troféus, medalhas e outros jogos divertidos. As atividades do Programa MenteInovadora, da Mind Lab, colaboram com o desenvolvimento socioemocional dos alunos da rede pública municipal de Angra dos Reis, a partir de metodologia própria que conta com jogos de raciocínio como aliados. O Programa atua nas 78 escolas do município, beneficiando mais de 20 mil alunos.
 

“As Olimpíadas de Raciocínio têm como propósito estimular o crescimento dos participantes, potencializar suas habilidades e destacar a relevância de implementar programas socioemocionais nas escolas do Brasil. Trata-se de uma experiência que vai além do conceito de brincar e aprender, oferecendo lições valiosas que podem ser aplicadas tanto no ambiente escolar quanto na vida cotidiana. É com grande alegria que apoiamos a Educação de Angra dos Reis nessa iniciativa que impulsiona o ensino”, afirma Miriam Dantas, Coordenadora Pedagógica da Mind Lab.
 

Para o secretário de Educação, Juventude e Inovação de Angra dos Reis, Paulo Fortunato de Abreu, a realização das Olimpíadas de Raciocínio marca o reconhecimento do esforço e dedicação dos alunos. “Com este evento, demonstramos também que é viável incentivar a competitividade de maneira saudável e inclusiva. Os jogos do Programa MenteInovadora integram a rotina escolar desses alunos, sendo recursos incorporados ao currículo que auxiliam no desenvolvimento pessoal de cada um. Os benefícios serão ainda mais evidentes no futuro, mas, desde já, podemos apreciar o sorriso de todos os participantes diante do sucesso da iniciativa. Já estamos ansiosos pelo próximo”.
 

Sobre a Mind Lab
 

A Mind Lab existe para transformar a realidade socioeconômica e educacional do Brasil, fomentando um ecossistema comunitário e criando sinergias entre projetos que contribuem para reduzir as desigualdades educacionais e tirar famílias da linha da pobreza. Educar para o futuro e resolver os débitos do passado é a nossa missão.
 

Por meio do Programa MenteInovadora e da eduK, unidades de negócio com propósitos de transformação social voltadas para a redução das desigualdades na educação e na geração de renda, sobretudo com foco nas pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a Mind Lab já impactou mais de 16 milhões de pessoas. O MenteInovadora desenvolveu 7,3 milhões de pessoas, capacitando 210 mil professores em 17 Estados brasileiros, enquanto a eduK alcançou mais de 9 milhões de pessoas.