Evento contou com venda de artesanato natalino e serviços gratuitos oferecidos por formandas do projeto A Arte Gerando Renda
|
A edição de Natal da Feira Favela Solidária aconteceu nesta quinta-feira, 19 de dezembro, no CRAS XV de Maio, no Caju, Zona Portuária do Rio. O evento formou 160 estudantes de cursos do projeto A Arte Gerando Renda, da ONG Favela Mundo.
A atividade teve venda de artesanatos natalinos a preço de custo e serviços gratuitos de maquiagem, tranças, decoração de unhas e pintura infantil, todos realizados pelas formandas e formandos. A iniciativa tem objetivo de divulgar o impacto transformador da qualificação profissional em comunidades vulneráveis, promovendo inclusão social e geração de renda.
“A qualificação profissional oferecida pelo projeto é fundamental para abrir novas oportunidades e fortalecer a autonomia das pessoas da favela. ", aponta Marcello Andriotti, fundador da ONG.
O projeto conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Rio Brasil Terminal, da AgeRio e da Kasznar Leonardos, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS.
Tamires Machado, de 26 anos, disse que suas peças já estão sendo vendidas. “Comecei a aprender técnicas e empreender. Eu trabalho com outros tipos de artes, faço trança cigana. Aqui a gente acabou aprendendo como vender e como ter um ganho, ter o dinheiro de volta”, disse.
Joaquina do Nascimento Carlos, de 74 anos e moradora do Andaraí, foi uma das concluintes do curso. “Eu estava procurando vários cursos de adereços, mas eram muito caros e eu não tinha condições de pagar. Já tem dois anos que estou aqui. Eu estava parada, ficava só em casa, aí vim pra cá e não sai o mais daqui. Às vezes eu faço (artesanato) para vender, mas é mais para distração mesmo”, conta.
A Arte Gerando Renda: formação profissional e empoderamento financeiro nas comunidades cariocas
O projeto "A Arte Gerando Renda" foi criado em 2014 e já está em sua 11ª edição, tendo formado mais de 7.200 pessoas, principalmente mulheres (98% do público), em diversas favelas do Rio de Janeiro.
O projeto desenvolve atividades que ajudam a alcançar seis metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, entre elas, trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades e erradicação da pobreza.
Conheça o instagram do projeto A Arte Gerando Renda