Reunião foi realizada no Centro Integrado de Comando e Controle – CICC, uma frente de monitoramento avançado da PM do RJ
A Defesa Civil de Resende participou, na quarta-feira, dia 18, de uma reunião no Centro Integrado de Comando e Controle - CICC, um serviço de monitoramento de alta tecnologia utilizado pela Polícia Militar do Rio de Janeiro. O encontro debateu ações de preparo para os impactos das chuvas de verão, que acontecem anualmente neste período do ano.
Durante a reunião, foram apresentados os mecanismos de monitoramento e alertas da Defesa Civil estadual mediante situações de ação. O Secretário estadual de Defesa Civil, o Coronel Tarciso Antônio de Salles Junior, ressaltou a importância do planejamento das ações para que o trabalho seja o mais eficiente possível. Já o superintendente da Defesa Civil de Resende, Flávio Germano, destacou a importância da integração entre as frentes do poder público.
- É fundamental mantermos constante comunicação entre os mais diversos setores, como é o caso da Polícia Militar, mas também contarmos com a atenção de todos os serviços da gestão municipal, que acabam sendo acionados em situação de emergência. O ideal é que todos estejam preparados para situações atípicas. Só o treinamento e as instruções podem nortear essas ações e o comportamento nas situações mais adversas. Nossa reunião com no CICC foi muito proveitosa e reforçamos muitas medidas e ações que já realizamos em Resende – disse o superintendente.
No encerramento do encontro, um caderno de orientações foi entregue para as Defesas Civis dos municípios do estado do Rio de Janeiro. No conteúdo, orientações apresentadas na reunião, que, inclusive, já fazem parte dos trabalhos desenvolvidos e praticados pela Defesa Civil de Resende, tais como: monitoramento, divulgação do Boletim com a previsão do clima, capacitação da equipe, disponibilidade dos recursos para respostas a situações de emergência e a realização de exercícios simulados.