Plano para o monitoramento da aplicação das medidas será uma das ações do evento

 

Rio de Janeiro, 13 de dezembro de 2024 – Na próxima terça-feira (17)os familiares das vítimas da Chacina de Acari, com o apoio da ONG CRIOLA do Projeto Legal e do Conselho Nacional de Direitos Humanos, realizam a Leitura Política e Social da Sentença do Caso Mães de Acari. O ato acontece às 17h30, no Centro Cultural da Justiça (Av. Rio Branco, 241 - Centro). A leitura será transmitida ao vivo pelo canal do Youtube de CRIOLA.

 

Na ocasião, será celebrada a sentença histórica divulgada pela Corte Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) no dia 4 de dezembro, imputando ao Estado Brasileiro medidas reparatórias como a emissão das certidões de óbitos, a tipificação do crime de desaparecimento forçado, a construção de um memorial em lembrança das vítimas e o pagamento de indenizações aos familiares.

 

Será realizada uma rodada de diálogos sobre o cumprimento das recomendações feitas pela CIDH, estratégias para monitoramento e cronograma de cumprimento das medidas por parte do Estado Brasileiro, além do planejamento de ações para que mais movimentos sociais mobilizem a aplicação da sentença em outros casos.