Iniciativa usa a educação para promover valorização das mulheres e é pauta no G20 Social
Um dos pontos mais discutidos pelo Woman20, estrutura do G20 Social que reúne atores não-governamentais dedicados à promoção da igualdade de gênero e ao empoderamento econômico das mulheres, é a importância da educação para desconstruir estereótipos de gênero.
Como forma de promover esses pontos, os polos da UNIASSELVI - localizados em Madureira, Méier e Vila da Penha, no Rio de Janeiro - vêm realizando diversas ações comunitárias que já impactaram centenas de mulheres na região, com liderança da coordenadora e membro da ONG União Brasileira de Mulheres, Rita de Cássia Porto Pereira.
“Realizamos encontros nos polos e atividades em espaços dentro de comunidades e em áreas afins, sempre buscando envolver e engajar as pessoas ao nosso redor. Dessa forma, conseguimos impactar positivamente diferentes públicos, promovendo a educação e o desenvolvimento nas regiões em que atuamos”, ressalta a coordenadora da UNIASSELVI.
Os encontros são focados em proporcionar acesso à educação e promover a qualificação profissional, especialmente em comunidades carentes. Nos polos são realizadas atividades que envolvem desde palestras e workshops até treinamentos direcionados a novas oportunidades no mercado de trabalho.
Já nas comunidades, o foco é a atuação em espaços estratégicos para alcançar mulheres em situação de vulnerabilidade, incentivando o empoderamento feminino e a independência financeira.
“Além disso, ao criar um ambiente de apoio, incentivamos o fortalecimento da autoestima e do autocuidado, especialmente entre aquelas que enfrentam violência doméstica ou dificuldades econômicas. Esse trabalho vai além da capacitação individual: ele fortalece toda a comunidade, criando uma rede de apoio que gera impacto positivo e duradouro em várias regiões”, completa Rita.
Toda essa dedicação será apresentada no painel “Mulheres no G20 pela Vida, pelo Meio Ambiente e pela Paz no Mundo”. Este é um dos eventos do G20, grupo formado pelas 20 maiores economias do mundo. |