Objetivo é atuar com prevenção, conscientizando sobre legislação que proíbe a venda de bebidas para menores, além de atuar de forma integrada
Representantes das secretarias municipais de Cultura (SMC), de Ordem Pública (Semop) e da Coordenadoria Municipal de Prevenção às Drogas (CMPD) de Volta Redonda se reuniram neste mês para desenvolver estratégias que garantam a segurança dos adolescentes, principalmente em eventos realizados pela prefeitura. O primeiro encontro para tratar da parceria aconteceu na sede da CMPD, na Vila Santa Cecília.
De acordo com o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, a meta é sempre realizar atividades gratuitas de qualidade e seguras para toda a população da cidade.
“A gente já vem trabalhando sempre junto com a Semop, com as forças de segurança, para fazermos os eventos de forma cada vez mais segura. E a Coordenadoria de Prevenção às Drogas vai contribuir com a orientação junto aos vendedores de bebidas, por exemplo, conscientizando sobre a importância de não vender bebida para menores”, explicou Anderson.
A coordenadora municipal de Prevenção às Drogas, Neuza Jordão, explica que o propósito da reunião foi fortalecer a proposta de prevenção e assegurar o cumprimento da Lei 13.106/2015, que criminaliza a venda de bebidas alcoólicas para crianças e adolescentes, prevendo sanções para seu descumprimento. “Dessa forma, busca-se promover a saúde, o bem-estar e a prevenção, em parceria com os serviços de cultura e segurança”.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, acrescenta que a Semop está criando patrulhas especializadas, e entre elas os atendidos são crianças e adolescentes. “Esse serviço vem justamente somar com todas as ações desenvolvidas pela coordenadoria, e a previsão é que a Patrulha de Proteção à Criança e ao Adolescente realize o acompanhamento e apoio a esses órgãos”.
“Queremos oferecer cada dia mais atividades, eventos, não só de cultura, mas eventos de esporte, de social, mais seguros para a população e fortalecer a integração entre as secretarias. Segurança pública, prevenção às drogas, cultura, Guarda Municipal, todo mundo trabalhando em parceria”, frisou o secretário de Cultura, Anderson de Souza.