Você está satisfeito? Descubra o que 40% das pessoas não contam sobre sexo
 

São Paulo, Novembro - Pesquisas recentes revelam que apenas cerca de 40% das pessoas se sentem satisfeitas com sua vida sexual. Esse número varia conforme fatores como idade, estado civil e saúde mental, refletindo a subjetividade do que é considerado "sucesso" sexual. Outro estudo, o The Global Study of Sexual Attitudes and Behaviors, enfatiza a importância da comunicação para a satisfação sexual.
 

A sexóloga Fernanda Purificação destaca que, para uma vida sexual saudável, é fundamental respeitar limites, praticar comunicação ativa e garantir o consentimento em cada interação. "A sexualidade deve ser uma troca prazerosa e respeitosa", afirma. Além disso, destaca que o prazer físico também deve ser frequente, visto que a prática regular de sexo traz diversos benefícios para a saúde física e mental.
 

“Há redução do estresse, já que o ato sexual libera endorfinas e ocitocina, hormônios que promovem sensações de prazer e bem-estar, contribuindo para a diminuição do estresse e da ansiedade”, explica Fernanda. Mas não para por aí. A lista de benefícios é longa e inclui ainda: melhoria da imunidade – estudos indicam que a atividade sexual regular pode fortalecer o sistema imunológico, ajudando o corpo a se proteger de doenças; melhora da saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares e ainda enriquecimento da qualidade do sono, porque o relaxamento profundo proporcionado pelo sexo pode melhorar a qualidade do sono, favorecendo um descanso mais reparador.
 

Para garantir uma vida sexual satisfatória, Fernanda destaca ainda quatro pilares essenciais, os 4Cs: comunicação, consentimento, conexão emocional e criatividade. “Falar abertamente sobre desejos, limites e expectativas, ter respeito mútuo para assegurar parceiros confortáveis, dispostos e conectados, contribuem para a exploração de novas práticas e erotizar a relação podem torná-la mais interessante e prazerosa”, pontua a sexóloga.
 

Para aqueles que desejam apimentar a relação, Fernanda sugere três maneiras de aproveitar momentos especiais. “A primeira é a exploração, experimentem juntos novas práticas, como brinquedos sexuais ou fantasias, para manter a relação excitante. A segunda é a comunicação. Use essas ocasiões como oportunidades para conversas abertas sobre desejos e expectativas, criando um espaço propício para flertar e erotizar o desejo um pelo outro. Por fim, a celebração da conexão é uma excelente forma de fortalecer o vínculo. Planeje uma noite especial que não envolva apenas sexo, mas também atividades que ajudem a estreitar a relação, como um jantar romântico ou uma massagem a dois. Essas experiências ajudam a cultivar a intimidade e a alegria na vida a dois”, finaliza.