Cerca de 200 pessoas participaram da palestra ‘Educação, bem-estar e desempenho: um olhar sobre os técnicos da SME

Cerca de 200 profissionais da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fevre (Fundação Educacional de Volta Redonda) participaram na manhã dessa terça-feira, 22, no auditório da sede da secretaria, da palestra “Educação, bem-estar e desempenho: um olhar sobre os técnicos da SME”. Este foi o segundo encontro de uma série de três sobre o tema “Formação de Gestores da Educação Pública: Liderança, Bem-estar e Desempenho”. 

O primeiro encontro tratou dos “Caminhos para o bem-estar dos profissionais de educação” no dia 17 de setembro. E o próximo está marcado para 19 de novembro com o tema “O grande potencial: Foco nas pessoas e no bem-estar na escola”. A formação continuada é promovida pelo Comitê Permanente de Desenvolvimento e Gestão Educacional (CPDGE) e contempla servidores da SME e da Fevre.

A palestra desta terça-feira foi ministrada pela consultora Claudia Maria Domingos, que é mestre em Educação. E ela divide o palco no próximo encontro, em novembro, com Gilmar Carneiro, que é formado em Gestão de Pessoas e MBA em Administração de Empresas com Ênfase em Gestão, que fez a primeira palestra para os profissionais da Educação de Volta Redonda, em setembro. 

“O objetivo dos encontros é valorizar o profissional que trabalha dentro da sede da SME e da Fevre. Eles merecem o mesmo cuidado dispensado a quem está na escola, precisam ter treinamento e políticas voltadas para eles também, pois apesar de estarem em função administrativa, também trabalham pela Educação”, falou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai. 

A chefe de Gabinete da secretaria, Josiane da Silva Costa Gonçalves, que coordena o comitê permanente, lembrou que os professores e diretores também passarão pela capacitação.

“Serão seis encontros voltados para as equipes gestoras com o mesmo tema ‘Formação de Gestores Escolares: Liderança, Bem-estar e Desempenho’. Os quatro primeiros aconteceram em 20 e 27 de agosto, 2 de setembro e 4 de outubro, abordaram os temas ‘Educação com base em dados e evidências’, ‘Clima organizacional e bem-estar na escola’, ‘Gestão de processos escolares’ e ‘Educação, bem-estar e desempenho’”, lembrou Josiane. 

As próximas palestras estão marcadas para 12 de novembro, com o tema “Círculo virtuoso – estratégias de desenvolvimento humano dos profissionais da educação” e 17 de dezembro, para tratar do “Propósito na gestão escolar: deixando seu legado”.