Inscrições para o evento esportivo voltado para Pessoas com Deficiência vão até o próximo dia 30 de setembro

 

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel), iniciou o planejamento para a edição 2024 da Olimpede (Olimpíada da Pessoa com Deficiência). O tradicional evento esportivo registra aumento no número de participações desde 2022, quando voltou a acontecer depois de seis anos. Para 2024, 110 instituições já se inscreveram. No ano passado, foram 83 entidades inscritas e, em 2022, foram 25.

 

Até agora, cerca de 2,5 mil pessoas – entre atletas, técnicos e acompanhantes – estão confirmadas para a Olimpede 2024, que será realizada entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro. Elas representam instituições de 48 cidades de três estados brasileiros – Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – e o Distrito Federal.

 

As inscrições para participação na Olimpede 2024 seguem abertas até o próximo dia 30 de setembro. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (24) 3512-9881. Podem participar do evento toda Pessoa com Deficiência Intelectual – incluindo pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Auditiva, Visual e Física.

 

Modalidades

 

Atletas a partir dos sete anos de idade vão se dividir nas modalidades de atletismo, tênis de mesa, voleibol especial, taekwondo, cabo de guerra, futsal, natação, provas de habilidades (zig zag e chute ao gol) e jogos de tabuleiros (dama, xadrez e dominó). As novidades para 2024 ficam por conta do judô e goalball – um desporto coletivo com bola, praticado por atletas que possuem deficiência visual.

 

As provas da Olimpede acontecem na Arena Esportiva Nicolau Yabrudi (Seu Nula), no bairro Voldac; no Parque Aquático Municipal; nos ginásios poliesportivos nos bairros e outros espaços. A competição, de caráter participativo e inclusivo, tem regras e procedimentos adaptados especialmente às Pessoas com Deficiência.

 

Parceria com o Governo do Estado

 

Em 2024, a Prefeitura de Volta Redonda conta com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), que vai fornecer materiais esportivos e kit de uniforme para os participantes.