• Houve um crescimento de 25% no número de celebrações neste mês, se comparado com o mesmo período de 2023;

  • Os meses de outubro e novembro também estão entre os preferidos dos casais e, em 2024, houve um aumento de 18% no número de festas com relação ao ano anterior;

  • Houve uma queda de 39% nas celebrações realizadas em maio;

  • O período menos procurado pelos casais é fevereiro


Tido como o novo mês das noivas, setembro conquistou os casais, ao passo que marca o início da primavera no Hemisfério Sul. Inclusive, segundo um levantamento do Casar.com, maior plataforma de sites e listas de casamento do Brasil, em conjunto com a Assessoria VIP, houve um crescimento de 25% no número de celebrações neste mês, se comparado com o mesmo período de 2023.


Os meses de outubro e novembro também estão entre os preferidos dos casais e, em 2024, houve um aumento de 18% no número de festas com relação ao ano anterior. Popularmente conhecido como o mês das noivas, houve uma queda de 39% nas celebrações realizadas em maio, quando contrapomos com setembro, por exemplo. Em paralelo, o período menos procurado pelos casais é fevereiro. 


Com temperaturas mais amenas e mínimas possibilidades de chuva, setembro conta com muitas flores, tornando as celebrações mais coloridas e floridas, principalmente ao ar livre. Trata-se de um mês com temperaturas estáveis, em que não faz muito calor como no verão e nem tão frio como no inverno.


Neste período, a decoração natural também poupa gastos no que diz respeito a quantidade de flores e ornamentações. Ademais, a baixa temporada de viagens em setembro, proporciona mais economia para a lua de mel, uma vez que há mais pacotes promocionais para atrair o público. Logo, é possível economizar com hospedagem, passagem e passeios.


O auge da primavera traz uma maior variedade de flores e plantas que compõe não apenas a decoração da celebração, como também um dos itens mais importantes para a noiva: o buquê. Inclusive, o período amplia o leque de opções para o vestido perfeito.


De fato, o levantamento evidencia o gosto dos brasileiros pelas paisagens floridas e o clima agradável da primavera. “Ao longo dos últimos anos, notamos que os casais buscam o mês de setembro, principalmente para as cerimônias ao ar livre. Afinal, além do feriado, há o início da primavera, que corrobora para uma celebração com temperaturas mais amenas e excelente custo-benefício”, comenta Paula Raimo, sócia do Casar.com.