Advertisement

Campanha Dia Nacional do Voluntariado – Atados

Com ações nas 5 regiões brasileiras, campanha celebra o trabalho voluntário no país e pretende engajar a sociedade em novas ações solidárias


Rio de Janeiro recebe, dias 28 e 29 de agosto, jantar solidário para pessoas em situação de rua e em vulnerabilidade social


Créditos: Divulgação/Gastromotiva

Além do Rio, São Paulo, Brasília, Boa Vista, Curitiba e Ceará-Mirim, na Grande Natal, recebem as ações âncoras, além de mobilização nacional online para beneficiar afetados pelas chuvas no Sul
 

Com 12 anos de existência e uma rede de mais de 4 mil ONGs e 260 mil voluntários, a plataforma de voluntariado Atados nasceu em São Paulo e hoje mobiliza ações em todo o território nacional. A organização, que conecta pessoas a causas sociais durante o ano todo, realiza, no mês de agosto, desde 2021, a campanha do Dia Nacional do Voluntariado. A mobilização, que celebra o trabalho dos mais de 7 milhões de voluntários, engajados em causas sociais no Brasil (fonte: IBGE) envolveu, em 2023, 15 estados brasileiros, teve 34.944 voluntários inscritos e 435 ações divulgadas.
 

Campanha Dia Nacional do Voluntariado 2024 - Atados
 

Créditos:Tatiane Freitas/Atados

Este ano, a campanha nacional terá ações nas 5 regiões brasileiras, de 24 de agosto a 01 de setembro, com 7 ações âncoras em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Boa Vista, Curitiba, Ceará-Mirim (região da Grande Natal), e uma online, sendo que a última pretende engajar voluntários de todas as partes do país para beneficiar pessoas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul. Além disso, o Atados irá ativar toda a sua rede, convidando ONGs e cidadãos para que realizem outras ações em seus territórios, escalando o impacto da campanha e aumentando o número de beneficiados.
 

No Rio de Janeiro, a ação “Jantar solidário Refettorio Gastromotiva + Atados” acontece na Lapa, em dois dias (28 e 29 de agosto), tendo como público final, pessoas em situação de rua e pessoas em vulnerabilidade social. Após a chegada e acolhida, cada convidado terá acesso ao menu completo com entrada, prato principal e sobremesa. Encerrados os trabalhos de atendimento ao público, os voluntários serão convidados para uma roda de partilha, dividindo com os demais sua experiência e aprendizados.
 

Já em São Paulo, a ação “Bem da Madrugada + Somando mais Saúde” será destinada, também, a pessoas em situação de rua e frequentadores da região da Sé. No dia 28/08, a partir das 19h, na Rua Senador Feijó, um grande mutirão de saúde, assistência social e acolhimento será realizado. Os voluntários convocados são da área médica, medicina veterinária, enfermagem, odontologia, direito, psicologia, serviço social, música, fotografia, além de cidadãos comuns para apoio. Uma atividade especial, que integra a ação, é a “volunkids”, quando jovens e crianças, acompanhadas por seus responsáveis, poderão experienciar um dia de voluntariado, compartilhando momentos de brincadeira e troca, com crianças assistidas pela ação.
 

No Distrito Federal, o Parque da Cidade, em Brasília, recebe a ação “Corações Voluntários”, no dia 24 de agosto, a partir das 9 horas. A sensibilização será feita por meio da “Caminhada do bem”, com distribuição de rosas e água e cada pessoa presenteada será convidada a replicar a ação e postar nas redes, chamando a atenção para o tema. Além disso, haverá oficina de origami, com bilhetes escritos a mão, contendo mensagens de superação, para entrega futura a pessoas em tratamento de câncer. Para as crianças ainda haverá a atividade de pintura artística de rosto.
 

Na Grande Natal, em Ceará-Mirim, a comunidade indígena Potiguara Ibirapi, receberá a ação “Eu me voluntario nas políticas públicas”, no dia 01 de setembro. Atividades lúdicas de educação ambiental serão ofertadas para a comunidade, na Lagoa Grande. Além disso, será realizado um mutirão de limpeza da lagoa. Em seguida acontecerá a “plantação de sonhos”, quando a comunidade será convidada a registrar, por meio do desenho ou da escrita, em papel semente produzido pela ONG @artedenoelma, sonhos para a comunidade. Na sequência será realizado o plantio simbólico, em local escolhido pela comunidade. Também como parte das atividades do dia, os presentes somarão forças, utilizando técnicas de bioconstrução para a construção da oca que sediará o II Festival Potiguara Ibirapi, programado para os dias 20 e 21 de setembro. Para encerrar será servida uma feijoada para a comunidade.
 

Em Curitiba o complexo de saúde Pequeno Cotolengo, referência no serviço de acolhimento institucional à pessoas com deficiências físicas e intelectuais, terá, nos dias 26 e 27, um “Mutirão voluntário de inserção/digitação de nota fiscal” com o objetivo de gerar créditos que serão revertidos para os projetos de acolhimento, saúde e educação. No dia 28, às 14h, a capela do complexo receberá os voluntários para missa celebrativa.
 

No norte do país, é Boa Vista que ancora a ação “Integrando Parcerias e o Voluntariado”. No dia 28, a equipe da Humanidade Mais que Fronteiras receberá, em sua sede, integrantes de outras organizações não-governamentais e coletivos para palestra, ministrada pela psicóloga convidada, que irá falar sobre os impactos pessoais e coletivos do voluntariado. Ao final haverá uma pequena confraternização com coffebreak e distribuição de kits personalizados.

Além de todas as ações âncoras presenciais, a ação online “Corrente do Bem - Cartas para o Sul”, que terá a condução da Associação Keralty, está mobilizando voluntários de norte a sul do Brasil, para a escrita remota de cartas à mão, com mensagens de empatia, encorajamento e esperança, à famílias afetadas pelas chuvas na cidade de Canoas/RS. A entrega será realizada presencialmente, de 26 a 28 de agosto.
 

Para o Atados, as 7 ações âncoras e mais as outras tantas propostas pelas ONGs cadastradas na plataforma, no período, são uma força - tarefa para uma mobilização nacional de solidariedade. “O Dia Nacional do Voluntariado é um momento para reconhecer quem já é voluntário e agradecer por este trabalho tão importante! Mas também um espaço para despertar mais pessoas para a atuação social - mostrar que são capazes de transformar a realidade por meio de suas próprias ações rumo à sociedade que queremos. Acreditamos no voluntariado que gera impacto positivo e que é um lugar de troca. É por meio dele que as pessoas conhecem outras realidades e entendem seu papel nessa transformação coletiva.". Comenta Alana Giro Jorge, diretora de operações do Atados.


Serviço:

Programação – Dia Nacional do Voluntariado 2024 - Atados:


 

Rio de Janeiro: “Jantar solidário Refettorio Gastromotiva + Atados” 

Data: 28 e 29 de agosto, das 16h às 18h. Inscrições de voluntários no link

Local: Refettorio Gastromotiva: Rua da Lapa 108, Lapa - Rio de Janeiro.

Faixa etária recomendada: Livre. Menores de 15 anos acompanhadas por um responsável.


 

São Paulo: “Bem da Madrugada + Somando mais Saúde”

Data: 28/08, às 19h. Inscrições de voluntários: até 28/09, às 12h, no link

Local: QG Bem da Madrugada (ponto de encontro). Rua Senador Feijó, 148 - Sé. São Paulo

Faixa etária recomendada: A partir de 6 anos (incluindo o Volunkids)


 

Brasília: “Corações Voluntários”

Data: 24 de agosto, a partir das 9h . Inscrições até 17/08, no link

Local: Parque da Cidade, Estacionamento 11. Endereço: Srps - Brasília, DF, 70655-775

Faixa etária recomendada: Livre


 

Boa Vista: “Integrando Parcerias e o Voluntariado”

Data: 28 de agosto,das 14h às 18h

Local: Sede Humanidade Mais que Fronteiras. R. João Pessoa, nº 2489, Nova Cidade, Boa Vista

Atividade direcionada a voluntários/as da Humanidade Mais que Fronteiras e convidados/as de outras organizações não-governamentais e coletivos parceiros


 

Natal: “Eu me voluntario nas políticas públicas”

Data: 01 de setembro de 2024, das 9h às 12h.

Local: Povoado Lagoa Grande. Endereço: Ceará-Mirim, região da Grande Natal

Atividade direcionada a comunidade indígena Potiguara Ibirapi


 

Nacional: “Corrente do Bem - Cartas para o Sul”

Data: Entrega das semana 26 a 28 de agosto

Inscrições de voluntários: até 15 de agosto, no link 

Faixa etária recomendada: livre