Advertisement

5 parques para andar de bicicleta no Rio de Janeiro

Parques são opções para quem quer curtir o lazer ou fazer atividade física nos finais de semana

 

Agosto de 2024 - O Dia Nacional do Ciclista é celebrado na segunda-feira,19, e é uma oportunidade de começar ou resgatar uma atividade prazerosa que proporciona impactos positivos na saúde e qualidade de vida: pedalar. Para isso, é possível aproveitar alguns dos espaços verdes na cidade, seja para praticar um exercício ou para o lazer.

 

Para quem não tem uma bike própria, isso não é um problema, basta alugar uma bike Itaú, projeto feito em parceria com a Tembici, empresa líder em tecnologia para micromobilidade, e curtir um passeio. Confira abaixo os cinco parques ideais para passear em duas rodas e aproveitar o Rio de Janeiro de um jeito diferente:
 

1 - Quinta da Boa Vista

A Quinta da Boa Vista é um parque no Bairro Imperial de São Cristóvão, localizado na Zona Central da cidade do Rio de Janeiro. As atividades de lazer disponíveis no parque Quinta da Boavista são o BioParque (é um local que tem vários jardins, lagos e um zoológico e é entrada é paga nesta parte do parque), as quadras poliesportivas e os imensos jardins, que servem para caminhadas, andar de bicicleta e fazer piqueniques, inclusive o parque é um clássico das pedaladas. Horário de funcionamento - Segunda à Domingo das 5h às 19h.


2 - Parque Brig. Eduardo Gomes (Aterro do Flamengo)

O Parque Brig. Eduardo Gomes,também mais conhecido como Aterro do Flamengo, é um complexo de lazer da cidade do Rio de Janeiro. O parque possui quadras destinadas à prática de esportes, andar de bicicleta e o Museu Carmen Miranda e as pistas são fechadas ao tráfego nos domingos e feriados para permitir seu uso pelos frequentadores do parque. Ocasionalmente, as pistas são usadas para competições de atletismo e ciclismo. Horário de funcionamento - Segunda à Sexta aberto 24 horas e nos finais de semana e feriado das 7h às 18h.


3 - Parque Madureira

O Parque Madureira Mestre Monarco fica situado entre os bairros de Madureira e Guadalupe, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. É o terceiro maior parque da cidade, somente menor que o Parque do Flamengo e a Quinta da Boa Vista. Possui uma ampla estrutura de lazer que contempla quadras para a prática de esportes populares no subúrbio como bocha e skate, ciclovias, bosques e riachos. Horário de funcionamento - Terça à Domingo das 6h às 22h.


4 - Mureta da Urca

O Ponto de encontro de jovens cariocas e turistas do mundo todo, a Mureta da Urca virou referência na cidade quando o assunto é um belo pôr do sol sob uma das vistas mais bonitas da cidade. Diariamente, amigos se reúnem na mureta para bater papo, comer petiscos servidos na rua pelos bares ao redor, apreciar o lindo visual da Baía de Guanabara e aproveitar para dar um role de bicicleta. Horário de funcionamento - Segunda à Domingo aberto 24h.


5 - Boulevard Olímpico

O Boulevard Olímpico é um dos pontos turísticos mais vibrantes da cidade do Rio de Janeiro. Localizado na região portuária da cidade, este espaço público foi revitalizado para os Jogos Olímpicos de 2016 e se tornou um dos principais destinos. Com uma mistura perfeita de cultura, arte, gastronomia e entretenimento é um ótimo local para se pedalar. Horário de funcionamento - Segunda à Domingo das 09h às 17h.

 

Sobre a Tembici - A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 275 milhões de deslocamentos com bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 47 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.