Advertisement

Revitalização da ESF do Campo Alegre II será entregue à população nesta terça-feira

A Prefeitura de Itatiaia entrega à comunidade nesta terça-feira (02/07), às 17h, a revitalização da ESF (Estratégia de Saúde da Família) do Campo Alegre II. As intervenções feitas no espaço incluíram recuperação de paredes descascadas, pintura de paredes e de grades, construção de cobertura na entrada e adequações de acessibilidade. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o objetivo das obras foi proporcionar maior comodidade e conforto para usuários e servidores que atuam no local.

Segundo a Diretora de Atenção Primária da Secretaria de Saúde, Andreza Vidal, duas equipes de saúde da família trabalham na ESF do Campo Alegre II. Elas reúnem dois Enfermeiros, dois Médicos, um Dentista, uma Psicóloga, um Fisioterapeuta, um Auxiliar de Saúde Bucal, quatro Técnicos de Enfermagem, 13 Agentes Comunitários de Saúde, quatro Auxiliares Administrativos e um Auxiliar de Serviços Gerais, que acompanham 6.843 munícipes cadastrados e cerca de 800 sem cadastro.
- As equipes atendem moradores do Campo Alegre, Vila Pinheiro, Benfica, Parque Nacional, Casal Garcia e Jardim Itatiaia. A produção mensal dos profissionais é grande. Os médicos realizam uma média / mês de 720 atendimentos, os enfermeiros 690, o dentista 90, o Fisioterapeuta 170, a Psicóloga 150, enquanto os Técnicos de Enfermagem fazem 800 procedimentos, em média - informa.
O Secretário de Saúde, Guilherme Amaral, destaca a importância do cuidado com a saúde familiar, o que permite um atendimento mais individualizado. Segundo ele, a partir desta observação é mais fácil identificar doenças genéticas, acompanhar históricos de exames, dentre outros aspectos.
- A Estratégia de Saúde da Família é essencial para expandir a cobertura da Atenção Primária à Saúde. Os profissionais que trabalham nestas unidades desenvolvem ações de saúde individuais, familiares e coletivas, que envolvem promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde, atuando em conjunto para fornecer atenção à saúde completa e contínua - afirma.
O prefeito Irineu Nogueira salienta que a revitalização da ESF Campo Alegre II vai oferecer um melhor acolhimento e atendimento para a população. Ele aproveitou para agradecer o trabalho dos profissionais que atuam na unidade, que são responsáveis pelo acompanhamento de um número expressivo de famílias. “Nosso foco continua sendo melhorar a saúde e proporcionar mais qualidade de vida para os moradores”, adianta.