Especialistas da atify Capital destacam a importante mudança implementada pelo Banco Central para agregar ainda mais segurança a essa operação
São Paulo, julho de 2024 - O Índice de Situação Financeira das Pequenas Indústrias do Brasil, calculado com base na margem de lucro operacional, na situação financeira e no acesso ao crédito, apresentou recuo no primeiro trimestre de 2024. Na passagem do quarto trimestre de 2023 para o primeiro trimestre de 2024, houve um recuo de 1,7 ponto, passando para 40,5 pontos, de acordo com dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Na visão dos especialistas da atify Capital, os dados não chegam exatamente a despertar surpresa, afinal, sabemos que o sistema tributário brasileiro e as oscilações econômicas no País têm potencial para penalizar a pequena indústria de maneira bastante desproporcional e cruel. Os consultores destacam que, além desses desafios, essas organizações costumam enfrentar muita dificuldade no acesso ao crédito e, portanto, dispõem de menos recursos para lidar adequadamente com eventos adversos na operação.
Para impulsionar o caixa, os especialistas da atify Capital destacam que muitas companhias têm recorrido à antecipação de recebíveis, uma operação financeira que permite à empresa receber à vista os recursos de uma venda feita a prazo. Ou seja, são empresas que se organizam para trabalhar com um montante que pertence ao negócio sem precisar recorrer à burocracia e às altas taxas de empréstimos e financiamentos.
Vale lembrar que a antecipação de recebíveis é um mercado em plena expansão, que ficou ainda mais seguro com a chegada da Resolução 4.734 do Banco Central, que exige o registro dos valores transacionados em câmaras registradoras, atestando a autenticidade e a unicidade do recebível. Outro diferencial importante da antecipação de recebíveis é limitar a trava bancária.
Tudo isso significa que, graças à antecipação de recebíveis, o empresário de PME pode negociar crédito com mais de um agente. Essa oportunidade agrega ao líder e/ou dono do negócio a liberdade que ele tanto deseja e merece para buscar por atendimento, produtos, serviços e condições contratuais mais aderentes às suas próprias necessidades e expectativas. Somado a isso, essa concorrência, naturalmente, se traduz em mais inovação ao mercado.
Antecipação de recebíveis
A modalidade de acesso ao crédito é utilizada por empresas de diversos segmentos e portes para impulsionar o fluxo de caixa, antecipando os recursos de vendas realizadas a prazo para o consumidor final. Diferente de um empréstimo bancário, a antecipação de recebíveis possui taxas de juros reduzidas.
Sobre a atify Capital
Fundada em 2020, a atify Capital é uma instituição financeira especializada em fornecer serviços de financiamento e gestão de crédito. Seu objetivo é ajudar empresas e empreendedores a terem um fluxo de caixa saudável para que possam cumprir suas obrigações financeiras, investir em inovação e manter a estabilidade operacional.
Com um amplo portfólio, a atify Capital oferece serviços de compra e cobrança de contas a receber, adiantamento de fundos, avaliação de risco de crédito, monitoramento de pagamentos, relatórios financeiros e serviços de gestão de créditos. Oferece duas linhas de soluções financeiras, o factoring e a securitização, para viabilização de recebimento imediato das vendas a prazo; acompanhamento e assessoria administrativa; controle de cobrança de títulos ou direitos de créditos; capital de giro sem a necessidade de empréstimos ou financiamentos; e análise de risco e assessoria na concessão de créditos a clientes.
Saiba mais em www.atifycapital.com.br