Advertisement

Espaço Cultural Circo Lunar realiza Mostra Artística do programa de formação circense feito em Mauá


A mostra é o resultado dos encontros realizados pelo Programa Lunar de Iniciação Circense, primeira formação artística e gratuita nesta modalidade realizada na cidade de Mauá. O projeto visa colaborar e  estimular artistas a ingressar no mercado de trabalho das artes.


Mostra Artística do Programa Lunar de Iniciação Circense acontece no Parque da Juventude, em Mauá 


No dia 07 de julho de 2024 (domingo), às 15h, com entrada gratuita, o Espaço Cultural Circo Lunar ( @espacocircolunar ) realiza a Mostra Artística de Processo do Programa Lunar de Iniciação Circense, no Parque da Juventude, que fica na Rua Francisco Ortega Escobar - Vila Noemia, Mauá - SP.


Mostra Artística de Processo do Programa Lunar de Iniciação Circense promove um encontro alegre e brincante para o público, exaltando a potência da arte circense, além de um grande intercâmbio entre artistas interessados em se aprimorar na linguagem e nas técnicas de acrobacias de solo, aéreos e palhaçaria.  


Ao todo, estarão reunidos 30 (trinta) artistas de Mauá e Santo André (incluindo artistas de Paranapiacaba) apresentando habilidades e performando números circenses, construídos ao longo da formação de circo, realizada de abril a junho de 2024, através do edital Proac 43/2023 - Formação/Realização de Cursos e Oficinas em Arte e Cultura.  


Programa Lunar de Iniciação Circense 2024 é a primeira formação artística e gratuita realizada na cidade de Mauá, voltada para artistas do circo e das outras artes cênicas. As modalidades oferecidas serão Acrobacia de Solo, ministrada por Jovani Almeida, Aéreos com Priscila Cereda, e Palhaçaria com Marcos Nascimento.


O projeto busca fomentar a formação circense profissional na região, além de promover um grande diálogo criativo entre artistas dessas cidades. Uma chance única de aprofundar conhecimentos e se preparar para ingressar no mercado profissional das artes. 


Sobre o Espaço Cultural Circo Lunar

Fundado em 2021, pela artista e produtora cultural Karen Nashiro, o Espaço Cultural Circo Lunar é um polo multicultural localizado em Mauá (SP), que tem como objetivo fomentar as artes circenses na cidade e região.


Reunindo profissionais habilitados para o ensino-aprendizagem, prezando pela altíssima qualidade de forma segura, e também buscando incentivar a economia criativa local, o projeto busca proporcionar aos artistas regionais a possibilidade de desempenhar seus trabalhos e compartilhar seus saberes onde residem.


Já no ano de surgimento, o espaço realizou o I Cabaré Lunar, que reuniu artistas circenses e cias de Mauá atuando pela primeira vez em sua própria cidade. O evento de inauguração do Espaço contou com um público espontâneo de aproximadamente 150 pessoas reunidas.


Desde então, o Espaço Cultural Circo Lunar vem juntando artistas e cias circenses da região, fomentando a cultura local e sobretudo resgatando a arte de rua e valorizando os artistas da cidade e entorno. O local recebe frequentemente espetáculos, oficinas, workshops, funciona como espaço de ensaio para grupos artísticos,  além de oferecer aulas particulares regulares de aéreos.


Em 2022, o espaço promoveu o I Encontro de Artes Circenses de Mauá, projeto contemplado pelo PROAC, que envolveu mais de 30 artistas locais, além de importantes especialistas em técnicas circenses, como Rafaela Oliveira e Wellington Lima, do Cirque Du Soleil, Mano a Mana, Helder Vilela, Thiago Calafate, Trupe Baião de 2, entre outros. Um evento que atingiu um público de cerca de 500 pessoas. 


Ainda em 2022, na II edição do Cabaré Lunar, o espaço recebeu nomes como Cia Circo Dança, Circo Teatro Palombar, Mano a Mana, Circo na Praça, Lambidasminas, Cia Pé no Asfalto, Cia Paralenda, Cia Híbrida, Circo na Praça, Roney dos Anjo.s


Em 2023, a II edição do Encontro de Artes Circenses de Mauá foi feita através da parceria com o Sesc São Caetano do Sul, trazendo espetáculos circenses (Família Barmú) e oficina de formação (Helena Figueira)


Informações www.instagram.com/espacocircolunar www.facebook.com/profile.php?id=100077558424670


Serviço: Mostra Artística de Processo do Programa Lunar de Iniciação Circense 

Com Circo Lunar e estudantes do Programa Lunar de Iniciação Circense

Sinopse: Um encontro alegre e brincante para o público, exaltando a potência da arte circense, além de um grande intercâmbio entre artistas interessados em se aprimorar na linguagem e nas técnicas de acrobacias de solo, aéreos e palhaçaria.  

Onde: Parque da Juventude Francisco de C. Filho - Endereço: R. Francisco Ortega Escobar - Vila Noemia, Mauá - SP, 09370-550

Grátis

Classificação Livre