Advertisement

Escolinhas gratuitas de futebol do Projeto Jornada para Vencer chegam em oito cidades do Sul Fluminense

 

 

 

Financiado com recursos oriundos de emenda parlamentar do deputado Federal Luiz Lima (PL-RJ), o projeto proporciona a crianças e adolescentes com idade entre seis e 17 anos a oportunidade de participar gratuitamente das escolinhas de futebol que oferece uniforme completo, incluindo chuteiras e também os materiais necessários aos treinamentos.

Além das cidades de Barra Mansa, Barra do Piraí, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Quatis, Resende, Volta Redonda (nos bairros Belo Horizonte e Fazendinha) o projeto está sendo implantado em Itaperuna, Paracambi, Queimados, Rio de Janeiro (bairro Santa Cruz e Campo Grande), Sapucaia e Seropédica.

Luiz Lima, que é ex-atleta olímpico e professor de educação física, fala com satisfação sobre a implantação do projeto de grande impacto social nas cidades do Estado do Rio. “Como ex-atleta olímpico e professor de Educação Física, sou um grande entusiasta dos esportes. Realmente me sinto honrado em poder utilizar meu mandato para viabilizar o Jornada para Vencer. Este projeto proporciona oportunidades valiosas para jovens de várias comunidades do Estado do Rio de Janeiro. É uma grande satisfação ver o impacto positivo que o esporte pode ter na vida dessas crianças e adolescentes, ajudando a construir um futuro melhor para todos, inclusive para as famílias envolvidas”, disse o deputado.

Já Welbert Pedro, chefe de gabinete de Luiz Lima, que atua como um grande fiscalizador da execução dos projetos no Estado reafirmou o compromisso do Jornada para Vencer que, além do envolvimento esportivo aos participantes, promove a inclusão social. “Estamos extremamente comprometidos com o Jornada para Vencer, um projeto que tem um impacto profundo nas comunidades que atendemos. Trabalhamos incansavelmente para garantir que os recursos destinados à execução do projeto sejam bem aplicados, sempre com o objetivo de oferecer o melhor atendimento possível às famílias assistidas. Nosso foco é proporcionar uma experiência enriquecedora para crianças e jovens, promovendo não apenas o desenvolvimento esportivo, mas também social e pessoal”, destacou Welbert.

IMPACTO SOCIAL POSITIVO

O "Jornada para Vencer" foca em famílias de baixa renda, oferecendo um programa de desenvolvimento esportivo completo. Com uniforme, professores capacitados, material de alta qualidade e infraestrutura adequada, o projeto proporciona uma alternativa produtiva para jovens em áreas carentes. Os participantes são afastados dos perigos das ruas e de influências negativas, como o envolvimento com drogas, enquanto aprendem valores essenciais como respeito, trabalho em equipe e cuidado com a família.

INCLUSÃO PARA TODOS

O projeto Jornada para Vencer se destaca pela capacidade de incluir indivíduos com diferentes condições, como síndrome de Down e TEA. Jovens que antes sofriam Bullying agora têm a oportunidade de formar novas amizades e participar de um ambiente que promove a inclusão como um valor vital. A experiência na escolinha de futebol vai além do esporte, proporcionando um senso de pertencimento e cooperação que se estende para a vida cotidiana.

BENEFÍCIOS PARA A SAÚDE

Participar do "Jornada para Vencer" proporciona inúmeros benefícios para a saúde dos alunos. Além de promover o emagrecimento e a melhoria da condição física, o projeto contribui para o controle da pressão arterial e a frequência cardíaca, desenvolve a parte motora, de equilíbrio e respiratória. A prática regular de exercícios físicos através das escolinhas de futebol ajuda a desenvolver um estilo de vida mais saudável e ativo, beneficiando tanto o corpo quanto a mente.

FORMAÇÃO DE FUTUROS ATLETAS

Embora o principal objetivo do projeto seja social, o Jornada para Vencer também tem potencial para descobrir e formar futuros atletas. A escolinha de futebol tem potencial para se tornar um verdadeiro celeiro de talentos, direcionando jovens promissores para as categorias de base de importantes clubes do Brasil. O projeto é uma fábrica de sonhos, onde meninos e meninas com idade entre seis e 17 anos, podem aspirar a uma carreira no esporte, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades e valores que levarão para a vida toda.

PÉ-INSCRIÇÃO

O período de pré-inscrição está aberto e os interessados pode realizar o cadastro através do link: https://forms.gle/jVnKgS7SjgUeg1dH9.