Advertisement

Diretoria de EaD e Educação Digital lança núcleo de estudos


Primeiro encontro do grupo, nas modalidades presencial e online, acontece na terça-feira, 2

 

Interessados em temas ligados à educação a distância e à educação digital terão um novo espaço para debates. Na terça-feira, 2/7, a Diretoria de Educação a Distância e Educação Digital (Dedd/UFMG) lança o Núcleo de Estudos em Educação Distância e Educação Digital (NEEDED).

Proposto com a finalidade de investigar práticas, desafios e oportunidades nessas áreas, o grupo fará reuniões mensais, às primeiras terças-feiras de cada mês, nos horários alternados de 10h ou 14h. A primeira reunião acontecerá na terça-feira, às 14h.

Os encontros terão duas horas de duração e possibilitarão a participação presencialmente, na sede da DEDD (Unidade Adm.3, sala 115, campus Pampulha) ou virtualmente. O link para acesso à sala virtual será enviado aos participantes por email.

Para participar, é necessário preencher o formulário para inscrições até o dia 1º de julho, segunda-feira.

Os inscritos que apresentarem a frequência mínima definida pela coordenação do núcleo receberão declaração de participação referente ao semestre em que estiveram vinculados ao grupo.

Compreender para aprimorar

Parte das iniciativas adotadas pela DEDD para promover a educação a distância e a educação digital na UFMG, o núcleo tem os objetivos de realizar levantamento da literatura acadêmica e das tendências atuais nas pesquisas em educação a distância e educação digital e identificar e analisar as principais ferramentas, metodologias e boas-práticas nesses campos.

“A educação a distância e a educação digital têm o potencial de democratizar o acesso à educação, superando barreiras geográficas, econômicas e sociais. Ao promover estudos nessas áreas, é possível identificar estratégias e práticas que contribuam para uma educação mais inclusiva e igualitária”, explica Ana Carolina Correia Almeida, diretora-adjunta de EaD e Educação Digital na UFMG.

O grupo conta com a coordenação da diretora e da diretora-adjunta de EaD e Educação Digital na UFMG, a professora Vilma Lúcia Macagnan Carvalho, docente do IGC/UFMG, e Ana Carolina Almeida Correia Almeida, respectivamente. A orientação fica a cargo de Samuel de Oliveira Durso, coordenador da UAB na UFMG e docente da Face/UFMG.