Advertisement

Comunidade científica do G20 fecha documento final com recomendações aos líderes do bloco

Organizada pela Academia Brasileira de Ciências, Cúpula do S20 dará detalhes do texto em coletiva de imprensa na terça-feira (2), às 18h

 

Em 1º e 2 de julho, a Academia Brasileira de Ciências (ABC) presidirá, no Rio de Janeiro, a Cúpula da 8ª edição do Science20 (S20), grupo de engajamento para a ciência e tecnologia de membros do G20. Os representantes dos países do bloco vão preparar o comunicado final com recomendações da área para os chefes de Estado e de governo do G20. Os principais pontos do documento serão apresentados em uma coletiva de imprensa na terça-feira (2), às 18h, no Hotel Windsor, na Barra da Tijuca, zona oeste da cidade.

Science20 Brasil 2024 tem como tema a “Ciência para a transformação mundial”. A abertura da Cúpula do S20, em 1º de julho, às 9h, terá a presença do embaixador Mauricio Lyrio, Sherpa do G20 no Brasil, de Luis Fernandes, secretário-executivo do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), e de Tatiana Berringer, responsável pelo diálogo com a sociedade civil e a Trilha de Finanças do G20Jornalistas credenciados poderão acompanhar o evento.

Conduzida pela presidente da ABC, Helena Nader, sherpa do S20, a reunião de Cúpula terá dois dias para consolidar o trabalho que teve início no primeiro encontro, realizado em março. Na ocasião, a comunidade científica do G20 discutiu temas divididos em cinco eixos: inteligência artificial, bioeconomia, processo de transição energética, desafios da saúde e justiça social.

Após o primeiro encontro, os representantes das academias seguiram debatendo em busca de consensos. O objetivo da reunião de Cúpula é preparar o texto do comunicado oficial do S20 Brasil 2024.

Virão ao Brasil para a Cúpula do S20 representantes das Academias de Ciências da África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Japão, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, Turquia e a Academia Europaea, representando a União Europeia. Organizações científicas internacionais como a Parceria InterAcademias (IAP), Conselho Internacional de Ciência (ISC), Rede Interamericana de Academias de Ciências (IANAS), Associação de Academias e Sociedades de Ciências da Ásia (AASSA) e o Conselho Assessor das Academias Europeias (EASAC) também estarão presentes.

Organizado pela ABC, o S20 tem apoio financeiro da FINEP e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

Sobre o Science20

Criado em 2017, o S20 atua como grupo de engajamento do G20 para a área de ciência e tecnologia, envolvendo as academias de ciências dos países membros. Os debates ocorrem anualmente, sendo coordenados pela academia de ciências do país que preside o G20. As reuniões anteriores foram sediadas pela Alemanha (2017), Argentina (2018), Japão (2019), Arábia Saudita (2020), Itália (2021), Indonésia (2022) e Índia (2023).

EVENTO:
Data e horário: 1º e 2 de julho, a partir de 9h
Local: Hotel Windsor Barra
Endereço: Av. Lúcio Costa, 2630 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro
Transmissão online: YouTube da ABC
Mais informações: www.s20brasil.org.