Advertisement

Centro de Especialidades Odontológicas inicia atendimento para pacientes com necessidades especiais

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Itatiaia conta agora com uma nova especialidade de atendimento, voltada para pacientes com necessidades especiais. De acordo com a Diretora de Saúde Bucal, Dra. Flávia Borchert Pereira, o CEO vem oferecendo há um mês, serviços especializados destinados a moradores que enfrentam desafios físicos, intelectuais, sociais ou emocionais. E já no primeiro mês, foram atendidos 48 pacientes.

 
O atendimento especializado é feito quando o indivíduo apresenta alguma alteração física, intelectual, social ou emocional momentânea ou permanente. É um grande avanço e uma melhoria significativa nos tratamentos odontológicos para esses pacientes – explica Flávia Borchert.
 
Os atendimentos são realizados pelo especialista em Odontologia para Pacientes Especiais, Dr. Nelson Monteiro. Os agendamentos são feitos através do contato que a Direção de Saúde Bucal faz com entidades e programas que atendem pessoas com necessidades especiais como a APAE, Centro de Atenção Psicossocial, Programa Melhor em Casa, Residência Terapêutica, Clínica da Mulher e Programa de Hipertensão e Diabetes. Também são atendidos moradores com encaminhamento das Unidades de Saúde da Família dos bairros para o Centro de Especialidades Odontológicas.
 
- Para casos de pacientes não cooperativos ao tratamento na cadeira odontológica, ampliaremos em breve o atendimento para realizar o tratamento sob anestesia geral em âmbito hospitalar, garantindo que recebam o cuidado odontológico necessário de maneira segura e eficaz. Essas iniciativas refletem o nosso compromisso em proporcionar um atendimento inclusivo e de qualidade para todos os membros da nossa comunidade – disse a diretora de Saúde Bucal.

Novo Centro de Especialidades
Recentemente, a Prefeitura entregou à comunidade a nova sede do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas, localizado à Avenida Simão da Cunha Gago, n° 980, no bairro Casal Garcia. O espaço foi adequado para dar maior conforto e comodidade aos usuários e servidores que atuam no Centro. Além do além do profissional especializado no atendimento de pacientes com necessidades especiais, na unidade estão disponibilizados serviços de diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer de boca, endodontia (canal), odontopediatria (tratamento de crianças), periodontia (tratamento de gengiva), prótese dentária, cirurgia bucomaxilofacial e cirurgias simples.