Advertisement

A simbologia dos charutos no cinema

Cigar sommelière explica a elegância e o poder por trás das degustações de Dom Corleone

Os charutos sempre foram mais do que simples objetos de prazer no cinema, muitas vezes representam poder, sofisticação e autoridade, imortalizados em personagens icônicos como o Dom Corleone da série de filmes The Godfather (O Poderoso Chefão), dirigidos por Francis Ford Coppola.

Dom Corleone, interpretado magistralmente por Marlon Brando, é um exemplo perfeito dessa simbologia. O charuto nas mãos do chefe da família Corleone é um símbolo de poder incontestável e controle absoluto. 

Em diversas cenas, a imagem de Don Vito Corleone degustando um charuto reforça sua posição de líder implacável e estrategista, ao mesmo tempo que exala uma aura de elegância e requinte.

Carolina Macedo, cigar sommelière e sócia da da Bulldog Tabacaria, sediada de Curitiba (PR) explica a presença do charuto no cinema serve como um dispositivo narrativo que adiciona camadas de complexidade aos personagens. 

Em "O Poderoso Chefão", o charuto de Dom Corleone é um símbolo de sua autoridade e sua habilidade em manipular e negociar em um mundo dominado por alianças e traições.

“O charuto carrega consigo uma conotação de ritual e tradição. A preparação, o acender e o degustar do charuto são ações carregadas de significado, simbolizando momentos de reflexão e decisão”, conta Carolina.

Em muitos filmes, essas cenas se tornam icônicas, marcando momentos decisivos na narrativa e reforçando a personalidade dos personagens. “No bar da Bulldog, honramos essa tradição cinematográfica oferecendo uma seleção premium de charutos que evocam a mesma elegância e poder vistos na tela grande”, convida ela.

Entre nossos destaques estão os renomados charutos Romeo y Julieta Wide Churchill e Partagas D4, perfeitos para aqueles que desejam experimentar um pouco da sofisticação de Dom Corleone.

A Bulldog Tabacaria é sediada em Curitiba (PR), à Rua General Aristides Athayde Jr., 254, no bairro Bigorrilho. Mais informações são fornecidas pelo telefone (41) 3029-1299 e o WhatsApp (41) 98736-3251.