Advertisement

Dia do Caminhoneiro: saiba como proporcionar uma experiência de direção mais inteligente e segura


As empresas que realizam uma excelente gestão de entregas, eliminando gargalos, são as que mais crescem no mercado


Celebrado em 30 de junho, o Dia do Caminhoneiro homenageia a classe profissional que auxilia na movimentação econômica da cadeia global. Tido como o principal elo entre a matriz e os clientes, os caminhoneiros não se limitam apenas a levar produtos de um local a outro, uma vez que, em inúmeros casos, também são responsáveis pela carga e descarga de mercadorias, manuseio de papeladas e verificação da conformidade de cada entrega.


De acordo com um levantamento da Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT), existem, em média, 800 mil motoristas autônomos responsáveis por escoar mais de 60% das cargas, somente no Brasil. 


Os condutores desempenham um papel fundamental em qualquer empresa de transporte, principalmente no que diz respeito à competitividade e ao faturamento. Neste sentido, aprimorar o desempenho dos motoristas de frotas garante não apenas produtividade, como também a segurança destes profissionais.


Pensando nisso, Alvaro Loyola, Country Manager da Drivin Brasil, scale-up e partner tecnológico que otimiza os processos logísticos de frotas líderes no mercado da América Latina, elencou abaixo como proporcionar uma experiência de direção mais inteligente e responsável para os caminhoneiros. Confira:


Direção sustentável e eficiente - As empresas que incentivam práticas de direção mais ecológicas reduzem custos e contribuem positivamente para a sustentabilidade global. Logo, transformando a maneira como as pessoas dirigem, a inovação tem combinado tecnologias avançadas que incentivam o comportamento seguro e ecologicamente correto nas estradas, a exemplo do Eco Drivin.


A ferramenta visa moldar um futuro em que a segurança e a sustentabilidade andam de mãos dadas. Capaz de fornecer um feedback sobre como os hábitos de direção dos motoristas afetam os custos operacionais e o meio ambiente, a solução ainda pontua , em uma escala de 0 a 100, o impacto da direção em termos de custo, meio ambiente e eficiência. Entre os fatores avaliados estão: consumo de combustível, a vida útil dos freios e dos pneus, e a depreciação do veículo.


Segurança nas estradas - Tornar cada viagem mais segura para os motoristas é fundamental no segmento logístico. Com o propósito de reduzir significativamente os acidentes de trânsito e lesões relacionadas, a scale-up desenvolveu o Safe Drivin que, em uma escala de 0 a 100, também pontua em tempo real as práticas de direção do caminhoneiro. 


Resumidamente, a ferramenta identifica e classifica o comportamento arriscado e distraído ao dirigir. Os fatores analisados são: aceleração rápida, frenagem brusca, curvas agressivas, excesso de velocidade e uso do telefone enquanto dirige.


Rastreamento last-mile - O rastreamento last-mile corresponde ao seguimento da entrega na última milha, isto é, se refere ao trecho final percorrido pelo produto na cadeia de suprimentos. Entre os benefícios da ferramenta está a comunicação direcionada com o motorista, tornando o processo mais transparente e personalizado. Ou seja, em casos de atraso, o cliente pode compartilhar sua preferência de entrega alternativa, a exemplo do trabalho.


Inclusive, as soluções de rastreamento last-mile são eficientes para proteger tanto a transportadora como o motorista, ao passo que geram um comprovante de entrega, minimizando possíveis erros durante o processo. 


Hoje, as empresas que realizam uma excelente gestão de entregas, eliminando gargalos, são as que mais crescem no mercado. É fundamental melhorar o desempenho dos motoristas de frotas, principalmente tendo a tecnologia como aliada. Implemente funções que agilizam as entregas, sempre priorizando a segurança do caminhoneiro e a satisfação do cliente.