Advertisement

Encontro em Itatiaia discute Democracia, Trabalho e Educação na Saúde

 

A Prefeitura de Itatiaia, por meio da Secretaria de Saúde, realizou nesta terça-feira (28/05) Plenária Municipal para escolher os delegados que participarão da etapa regional da 4ª CNGTES (Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde), organizada pelo Conselho Nacional de Saúde. O prefeito Irineu Nogueira participou da abertura do evento, que aconteceu entre 8h e 16h10, no Espaço Galpão Penedo, localizado na Avenida Penedo, número 1450, no bairro Jardim Martinelli. O Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, adoentado, foi representado pela Diretora de Atenção Secundária, Rafaela Cotrim.
 
No encontro foram eleitos os delegados que representarão a cidade na Conferência Regional, próxima fase da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, e também definidas as propostas que serão encaminhadas para a etapa estadual. A programação da Plenária Municipal começou às 8h, com o credenciamento dos participantes.
 
Janaína Ribeiro, do Centro Regional de Saúde do Trabalhador de Volta Redonda, proferiu palestra sobre “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”. Em seguida, houve um momento para um exercício de relaxamento para regulação emocional. Logo após, Álvaro Bebiano, responsável pelo Programa de Saúde do Trabalhador de Itatiaia, abordou o tema “Política de Gestão do Trabalho”.
 
Na parte da tarde, a partir das 13h, aconteceu a formação e discussão dos grupos de trabalho e, às 15h30, houve a escolha dos delegados que vão participar da Conferência Regional. De acordo com o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha, neste ano, a Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde está mobilizando todas as regiões de saúde do Brasil com foco na educação permanente das equipes de saúde para o aprimoramento do trabalho e do cuidado, além da revisão dos processos de formação de profissionais da saúde. 
 
- A 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde busca a valorização das pessoas que constroem o sistema público de saúde, em suas dimensões continentais, englobando mais de três milhões de pessoas trabalhadoras em exercício no SUS, de diversas profissões de saúde de nível técnico, médio e superior - informa.
O evento nacional, organizado pelo CNS (Conselho Nacional de Saúde), está previsto para acontecer em Brasília, de 10 a 13 de dezembro.