Advertisement

Argentina e Estados Unidos são os destinos internacionais preferidos dos brasileiros

 

Levantamento feito pela Maxmilhas mostra os países mais visitados e o perfil de quem viaja para o exterior 

 

O primeiro trimestre de 2024 apresentou um balanço positivo para as viagens internacionais, que aumentaram em 23,5% em relação ao mesmo período de 2023, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com uma movimentação de mais de 6 milhões de passageiros. De acordo com um levantamento feito pela Maxmilhas, travel tech que oferece formas inteligentes para a pesquisa e compra de passagens aéreas promocionais e hotéis, os destinos internacionais preferidos desses brasileiros no exterior são a Argentina e os Estados Unidos.
 

Segundo a plataforma, 19% dos viajantes que foram para o exterior no primeiro trimestre deste ano escolheram a Argentina, um aumento de 2% em relação aos mesmos meses de 2023. O segundo destino mais viajado é os Estados Unidos, que concentra 16% das viagens dos brasileiros para fora do país, uma queda de 5,7% na comparação com o ano passado.

 

Entre os 10 destinos mais viajados, quatro estão na América do Sul, quatro na Europa, um na América do Norte e outro na África. “Isso mostra a preferência dos brasileiros pelos destinos mais próximos ao nosso país. Há também a influência dos preços, que costumam ser menores para compra de passagens aéreas, reservas de hospedagens e atividades de lazer durante a viagem na América do Sul, bem como o fato da língua ser mais próxima da nossa, tanto que Portugal é o quarto país no top 10 dos viajantes”, comenta a Diretora Comercial da Maxmilhas Juliana Abrantes.

 

Confira a lista completa dos destinos internacionais mais viajados pelos brasileiros no 1º trimestre de 2024:  

 

1. Argentina

2. Estados Unidos

3. Chile

4. Portugal

5. Uruguai

6. África do Sul

7. Colômbia

8. França

9. Espanha

10. Itália

Grande parte dos viajantes internacionais, cerca de 48%, sai do Sudeste. Em seguida, aparece o Sul (18%), Nordeste (17%), Centro-Oeste (10%) e Norte (7%). Ainda de acordo com Juliana Abrantes, o Sudeste concentra boa parte dos voos internacionais e é a região mais populosa do país, o que ajuda a explicar o alto número de passageiros decolando dessa região.
 

Outro destaque do levantamento é a diferença do perfil dos viajantes nacionais e internacionais. Enquanto 50% dos viajantes da Maxmilhas viajam sozinhos dentro do Brasil, nas viagens internacionais, esse número cai para 40%. No entanto, as viagens em casal crescem para 34% nos destinos internacionais, contra 23% nas viagens domésticas. Apenas 12% das viagens são realizadas com crianças para fora do país e 17% dentro do Brasil.
 

Já a média de tempo de estadia no exterior é de 14 dias e a antecedência de compra da passagem aérea é de cerca de 97 dias da data de viagem. A Argentina é o destino que possui a menor antecedência de compra, com média de 56 dias, enquanto a África do Sul aparece com a maior, com média de 172 dias.
 

SOBRE A MAXMILHAS - A Maxmilhas é uma plataforma pioneira de pesquisa, comparação e compra de passagens aéreas mais econômicas, que oferece combinações inteligentes de tarifas, entre elas, passagens emitidas com milhas de pessoas cadastradas no site. Em 2021, ainda na superação da pandemia da Covid-19, lançou a primeira plataforma de reserva de hotéis no Brasil com a opção de pedir desconto na diária. Criada em 2013, em Belo Horizonte (MG), revolucionou o mercado de viagens sendo o primeiro marketplace de passagens aéreas com milhas para o consumidor final e já realizou mais de 12 milhões de viagens. Vale destacar alguns pontos desse sucesso: garante a confirmação da viagem em até 24h, além da praticidade que permite os viajantes fazerem buscas na plataforma e compararem passagens de diferentes companhias aéreas, escolhendo a que lhe for mais conveniente. Outro fator é a economia, já que com tecnologia e expertise no mercado, os clientes da Maxmilhas encontram passagens até 60% mais baratas que nas próprias companhias. Por fim, a plataforma investe constantemente em inteligência, trazendo redução de custos para os clientes. Ao longo de sua trajetória, a travel tech integrou o programa da Endeavor (2017), foi eleita Startup do Ano pelo Startup Awards (2017), entrou no ranking das revistas Época Negócios e PEGN das "100 Startups Brasileiras para Ficar de Olho” (2018), conquistou o Prêmio E-Commerce Brasil de Inovação (2018) e foi escolhida, em 2023, pela 6ª vez consecutiva, uma das melhores empresas para se trabalhar em Minas Gerais pelo GPTW. A empresa também integra o ranking nacional do GPTW de melhores empresas de Tecnologia para se trabalhar, além do ranking de Hotelaria e Turismo.