Entre outros destaques, levantamento apresenta prêmios e certificações conquistados pela empresa nos últimos anos
A Saint-Gobain Canalização, fabricante de tubos e acessórios de ferro fundido dúctil, lança o Relatório de Sustentabilidade 2023, que apresenta não apenas a trajetória de crescimento da companhia, mas o compromisso com o desenvolvimento sustentável do Brasil e mundo. O plano possui metas ambiciosas até 2030, que visam aliar as atividades da marca com a preservação ambiental, o crescimento social e o desenvolvimento econômico.
“Os princípios da agenda ESG já fazem parte da realidade da empresa há anos. Ações ligadas à agenda pautam nosso propósito, que é contribuir significativamente para o avanço das áreas de infraestrutura do saneamento, indústria, irrigação, mineração, construção civil e agronegócio, com responsabilidade social e ambiental”, afirma Marcelo Machado, CEO da Saint-Gobain Canalização para a América Latina.
A Saint-Gobain Canalização faz parte de um setor com enorme capacidade de impactar positivamente a comunidade e promover mudanças efetivas a favor do planeta. A empresa trabalha para alcançar o objetivo de reduzir em 33% a emissão de CO2 (escopos 1 e 2) e em 16% a emissão de CO2 (escopo 3) até 2030 e alcançar o NET ZERO até 2050. Atualmente, a companhia tem 87% de energia renovável em suas usinas, localizadas em Barra Mansa (RJ) e Itaúna (MG).
Além disso, a Saint-Gobain Canalização reaproveita 85% de todo o efluente industrial gerado nas suas unidades industriais. Atualmente, a companhia conta com seis estações de tratamento de água e efluentes, que totalizam mais de 600 m³/h de líquidos reutilizados, o suficiente para abastecer aproximadamente 80 mil habitantes, o equivalente a 50% da população do município de Barra Mansa.
No campo social, a Saint-Gobain Canalização se propõe a ser um agente de mobilidade profissional com projetos educacionais. Até o momento foram investidos mais de R$ 1,7 milhão de reais em qualificação profissional, totalizando aproximadamente 48 mil horas de treinamento aos colaboradores. Aliado a isso, a empresa garante a gestão eficiente dos ativos com relacionamento transparente junto aos investidores, colaboradores, clientes e parceiros, garantindo compliance ao adotar as melhores práticas.
Para saber sobre as ações, visite o site.
Reconhecimento
Resultado dos esforções em ações sustentáveis, em 2023 a empresa conquistou a certificação Bureau Veritas ESG 360, obtida apor meio de uma série de auditorias para análises de dados e de aspectos essenciais da sua governança corporativa. A certificação ratifica o compromisso e engajamento na promoção de mudanças positivas para a sociedade, sendo observado o comprometimento da marca em temas ambientais significativos, como gestão de mudanças climáticas, monitoramento de efluentes e busca de insumos através da reciclagem.
Também no ano passado, a companhia recebeu o Prêmio Ecoeventus AESABESP – Categoria Ambiental, que identifica oportunidades de melhoria e pontos fortes de atuação da empresa para preservação do meio ambiente e longevidade da empresa, através de análise criteriosa dos seus processos; e o tradicional PNQS – Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento / Ciclo 2023, na categoria Selo de Qualidade para Fornecedores, que analisa a maturidade das práticas de gestão e de liderança com os conceitos de sustentabilidade do setor.
Sobre a Saint-Gobain Canalização
A Saint-Gobain Canalização é uma empresa brasileira do grupo francês Saint-Gobain (presente em 70 países e no Brasil desde 1937). A companhia fabrica tubos de ferro fundido dúctil utilizado em obras de grandes adutoras, além de acessórios como conexões, válvulas e tampões com a marca mundial PAM, oferecendo soluções completas para o setor de infraestrutura de água e esgoto; indústria; irrigação; mineração e construção civil, no Brasil e em todos os países da América Latina. A empresa tem atualmente 1.300 funcionários e instala mais de 1.500 km de tubo de ferro fundido dúctil no Brasil por ano.