Advertisement

Para seguranças e fiscais de prevenção, bodycam contribui para proteção de clientes e até pessoal

 

Grupo Carrefour Brasil é a primeira empresa a implementar medida em larga escala, com investimento de R$ 16 milhões para 800 lojas e 4 mil equipamentos

 

São Paulo, abril de 2024 - O Grupo Carrefour Brasil é a primeira empresa no Brasil a implantar em larga escala as chamadas bodycams, as câmeras corporais. Fiscais de prevenção internos e seguranças externos das lojas (de empresas terceirizadas, conforme determina legislação federal) utilizam os equipamentos – 4.000 no total – desde o segundo semestre de 2023. Agora, a empresa realizou uma pesquisa interna com 2.700 profissionais que usam as bodycams em seu trabalho diário e verificou que:

 

- 83% deles acreditam que a bodycam contribuiu para uma melhor interação com o cliente e a redução de incidentes que fujam dos nossos protocolos;

- 82% entendem que a bodycam contribui para segurança das lojas e dos clientes;

- 71% entendem que a bodycam melhora a própria segurança pessoal.

 

A implantação das bodycams, investimento de R$ 16 milhões da companhia, contempla 6.000 profissionais que atuam como seguranças externos ou fiscais internos das lojas que possuem essas funções. São 4.000 câmeras utilizadas em esquema de rodízio devido às escalas de trabalho.

 

A novidade está presente em mais de 800 lojas do Grupo – a exceção fica para lojas onde não há fiscais de prevenção e seguranças externos – e tem o objetivo de dar mais transparência para as interações entre colaboradores e clientes, acompanhar a aderência dos funcionários aos protocolos de atuação e reduzir o número de incidentes, este último objetivo já com eficácia comprovada. Um levantamento realizado pelo Grupo Carrefour Brasil nas primeiras 150 unidades com a tecnologia implantada mostrou uma redução de mais de 30% nos incidentes. Os dados comparam o mês de julho/2023 (sem câmeras) com dezembro/2023 (já com câmeras).

 

“O Grupo Carrefour Brasil tem avançado de forma significativa para que as interações em nossos espaços aconteçam em um ambiente seguro, livre de preconceito e discriminação. A implementação das bodycams faz parte desse processo de mudança cultural e operacional que se dá em três frentes principais e que se complementam: treinamento, política de consequência e transparência”, afirma o vice-presidente de Transformação do Grupo, Marcelo Tardin.

 

Os pilares

No pilar Treinamento, além da parte técnica relativa à utilização das câmeras, o foco é em relação aos comportamentos esperados dos colaboradores nas lojas. Dois exemplos são os cursos Eu Pratico Respeito e o Letramento Racial, ambos aplicados para mais de 140 mil colaboradores e reciclados anualmente. No Letramento Racial são explicados conceitos importantes sobre a história do povo negro no Brasil, como esses fatos impactam até hoje o dia a dia de pessoas negras no nosso País e como todos e todas podem ser aliados(as) na causa antirracista.

 

Na Política de Consequência, o Carrefour Brasil ampliou o rigor no controle e acompanhamento das empresas de segurança terceirizadas que atuam nas áreas externas das lojas, para que estejam alinhadas com a cultura de diversidade, inclusão e respeito, além da Política interna e externa de Tolerância Zero.

 

No pilar Transparência, a companhia tem investido em capacitação e tecnologia, como as bodycams, para se certificar que os times estejam atuando de forma eficiente e aderente às políticas, protocolos e valores da empresa.

 

“Acreditamos que essa iniciativa é um avanço importante que o Grupo Carrefour Brasil está levando para o setor varejista brasileiro. Reconhecemos o nosso tamanho e a nossa responsabilidade e temos o dever de propor ações inovadoras que possam conduzir o varejo a um novo patamar”, destaca Tardin.

 

Sobre o Grupo Carrefour Brasil 

Há 48 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar e tem sua estratégia focada em três pilares: combate à fome e desigualdades (por meio da inclusão social, doação de alimentos e geração de trabalho e renda), diversidade e inclusão (construção diária de um ambiente de valorização da diversidade e promoção da inclusão, eliminando barreiras para o desenvolvimento de todos os colaboradores e atuando continuamente no combate a todos os tipos de discriminação) e proteção ao planeta & biodiversidade (comprometimento com a agenda climática e com o combate ao desmatamento). A companhia conta com um ecossistema completo que reúne operações de Varejo: Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Bompreço e Nacional (supermercado e e-commerce), além de Postos e Drogarias; Atacadão (atacado, atacado de autosserviço e e-commerce); Sam’s Club (clube de compras e e-commerce), além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação abrange mais de mil pontos de vendas. A empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.