Inspiração de micromobilidade na América Latina, a cidade colombiana promoveu, em Fevereiro, a sua 26ª edição do evento, retirando das ruas 1,8 milhão de carros e 430 mil motos

 

Foram mais de 8.400 deslocamentos com as bicicletas compartilhadas da Tembici, totalizando mais de 20 mil quilômetros percorridos, economizando mais de uma tonelada e meia de CO2

Fevereiro de 2024 - Em um ano marcado pelo crescimento exponencial e pela adoção massiva da mobilidade sustentável em Bogotá, o sistema de bicicletas compartilhadas, operado pela Tembici, apresentou um balanço sobre o Dia sem Carro e sem Moto de 2024, ocorrido no início de fevereiro.


 


Nesse dia, os cidadãos de Bogotá desfrutaram de variadas formas de locomoção, que incluíram mais de 3 mil bicicletas do sistema de bikes compartilhadas da Tembici, o sistema Transmilênio e uma extensa rede de ônibus. Além disso, a cidade possui uma vasta infraestrutura de 9.575 km para pedestres, ciclovias e ciclorrotas, totalizando 101 km e 630 km, respectivamente. Vale ressaltar que os 37 mil táxis da cidade permaneceram em operação durante o evento. Aqueles que optaram por utilizar veículos particulares estavam sujeitos a multas de aproximadamente 500 reais.


 


No dia mundial sem carro, em apenas 24 horas de evento, a Tembici registrou mais de 8.400 deslocamentos em toda a cidade, totalizando mais de 20 mil quilômetros percorridos e potencialmente economizando mais de uma tonelada e meia de CO2, equivalente ao plantio de 11 árvores. A iniciativa se tornou um "case" de sucesso latino-americano ao apresentar, em números, os benefícios alcançados para a população e a cidade.


 


Quando se trata de micromobilidade e o uso de bikes compartilhadas, a capital da Colômbia é uma referência indiscutível. Ao longo de 2023, o sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici em Bogotá experimentou um crescimento notável e uma aceitação significativa pela comunidade. Desde sua inauguração, em setembro de 2022, foram registrados mais de dois milhões de deslocamentos, realizados por mais de 230 mil usuários, que percorreram coletivamente mais de cinco milhões de quilômetros.


 


"Estamos encantados em ver como o sistema de bicicletas compartilhadas da Tembici foi tão bem recebido pela comunidade. Os dados refletem não apenas a eficácia do sistema como uma alternativa de mobilidade, mas também o compromisso dos cidadãos com a sustentabilidade e a qualidade de vida em Bogotá", enfatiza Nicole Barbieri, Gerente Nacional da Tembici para a Colômbia, ao divulgar os resultados obtidos em 2023.


 


Durante o Dia sem Carro, a Tembici operou com 3.300 bicicletas, distribuídas em cerca de 300 estações. A frota incluiu 1.500 bicicletas comuns, 1.500 bicicletas elétricas, 150 com cadeirinhas para crianças, 150 "manocletas" e 150 bicicletas de carga, oferecendo uma variedade de opções para os usuários.


 


"A bicicleta se torna uma aliada fundamental para a cidade. Queremos oferecer aos bogotanos uma opção sustentável, eficiente e saudável para se locomover, contribuindo assim para tornar Bogotá uma cidade mais amigável ao meio ambiente e comprometida com a mobilidade sustentável", destaca Barbieri sobre a importância da bicicleta no Dia sem Carro.


 


Sobre a Tembici - A empresa é líder em tecnologia para micromobilidade na América Latina, responsável por mais de 260 milhões de deslocamentos com bicicletas compartilhadas nas principais capitais brasileiras, como Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Brasília, Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre, além de Santiago, no Chile, Buenos Aires, na Argentina, e Bogotá, na Colômbia. Reconhecida como uma das startups mais promissoras e inovadoras do país, ao longo dos últimos anos a empresa foi responsável pela economia potencial de 47 mil toneladas de CO2 que seriam lançadas na atmosfera. Em 2022, a empresa realizou o primeiro leilão de créditos de carbono por micromobilidade no mundo e se tornou a maior Empresa B de bicicletas compartilhadas.