Advertisement

Programas de fidelização seguem em alta e alimentam onda de criação de clubes de benefícios

 

A APAT, por exemplo, foi criada para oferecer aos profissionais de topografia e agrimensura vantagens exclusivas, além de segurança financeira aos associados
 

Os programas de fidelidade seguem em uma crescente. Segundo pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (ABEMF), a interação dos brasileiros com esse tipo de serviço cresceu 20% em 2022 na comparação com 2021, totalizando 26,9 milhões de transações. No mesmo período, a quantidade de inscritos teve elevação de 7,5% e alcançou os 194 milhões de registros.
 

Uma das estratégias adotadas pelas empresas é a criação de clubes de benefícios, um tipo de serviço por assinatura que não depende de acúmulo de pontos/milhas, com a ideia de oferecer aos seus assinantes benefícios exclusivos que não serão encontrados em outro lugar. A APAT - Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia, faz uso dessa estratégia e projeta um crescimento até o final do ano, como fala Fernanda Braga, gerente administrativa da Associação. “A APAT surgiu em 2020 para proporcionar segurança financeira aos associados”, diz.
 

Segundo ela, “os equipamentos topográficos são valiosos e representam um investimento significativo para os trabalhadores desse tipo de atividade. Atualmente, contamos com mais de 780 associados no início de 2023, esperamos triplicar esse número até o final do ano”, diz.
 

Para Fernanda, alguns benefícios, amplamente valorizados pelos profissionais do setor, são considerados de extrema importância:

  • Descontos em equipamentos e serviços: “tendo em vista o alto investimento necessário na área, um dos benefícios mais relevantes para os associados é a oportunidade de obter descontos em equipamentos topográficos e serviços relacionados”, comenta Fernanda.
     
  • Desenvolvimento Profissional: “acreditamos que o conhecimento atualizado e aprimorado é essencial para o sucesso e a excelência no trabalho de topografia e agrimensura. A APAT busca promover o desenvolvimento profissional contínuo dos associados, oferecendo cursos específicos da área”, destaca.

Os produtos oferecidos por um clube não se restringem a pontos ou cashback, são benefícios que podem ser utilizados em maior quantidade e a qualquer momento desde o início da assinatura. “Observamos a necessidade de um grupo de topógrafos que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por parceiros e profissionais especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, proteção, processos menos burocráticos, preços especiais, descontos e agilidade no atendimento”, comenta Fernanda sobre o que a Associação disponibiliza.
 

A implementação desse tipo de serviço fortalece a busca pela fidelização de clientes. “Além de ser um diferencial no mercado, ainda mais em um nicho como a topografia, isso serve de atrativo para novas pessoas que entram no mercado e buscam melhores valores. Quanto mais associados tivermos, melhor construída é a experiência do usuário, com opções mais certeiras para cada consumidor”, finaliza a gerente.
 

Sobre a APAT 

 

A APAT (Associação de Profissionais de Agrimensura e Topografia) é a maior entidade brasileira de representação dos engenheiros agrimensores e topógrafos. Criada em 2020, a APAT atua também como um clube de vantagens para esses profissionais. A entidade surgiu a partir da necessidade de um grupo de trabalhadores que possuíam equipamentos topográficos e não encontravam soluções necessárias no mercado, como suporte, treinamentos e cursos promovidos por parceiros especializados, assistência técnica, equipamentos reserva, descontos e proteção, processos menos burocráticos, preços especiais, descontos e agilidade no atendimento. Atualmente, a entidade está presente em todos os estados do Brasil.