A Secretaria de Desenvolvimento Econômico avalia que o nível de geração de empregos em Itatiaia em 2023 é positivo. De acordo com a pasta, várias empresas se instalaram na cidade, principalmente no condomínio comercial Log, que pela primeira vez em seus 10 anos está com 100% de ocupação, nos 17 módulos. Fastplass Automotive Ltda., Royal Caress, Ibrame (Industria Brasileira de Metais), Comercial Cirúrgica Rioclarense, F&F Distribuidora, Ativa Distribuição e Logística Ltda., Medihosp, Alleima do Brasil Indústria e Comércio Ltda., WS Embalagens, Alçabras e TR Service atualmente operam no local.

De acordo com o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Xavier, no condomínio atuam cerca de 200 colaboradores ligados às empresas que usam os armazéns do local. Segundo ele, a maior parte dos funcionários é formada por itatiaienses, que receberam a oportunidade de crescimento profissional.

“A cidade tem boas condições para atrair negócios, com localização privilegiada, entre os maiores centros consumidores, e modal rodoferroviário que proporciona menores custos operacionais para empresas. Nosso foco é ordenar este contexto, para que haja crescimento com emprego e renda sustentáveis”, diz.

Números positivos

A Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, também tem números positivos referentes a 2023. A pasta registrou a criação de 351 vagas no ano, com a participação direta de seu banco de currículos e o apoio no processo seletivo de empresas parceiras. De acordo com o responsável pela pasta, Leonardo Coimbra, a Secretaria estimula a capacitação dos munícipes fornecendo apoio no deslocamento até o local de cursos, através do Benefício Auxílio Transporte SINDPASS.

Coimbra explica que atualmente 110 alunos são beneficiados com a iniciativa, para cursos na Cruz Vermelha, UFF, Firjan / Sesi, IFRJ, ITEC, Senac e Uerj. Além disso, a Secretaria de Trabalho, Emprego e Geração de Renda, possui convênios ativos com diversas instituições. No IFRJ, campus Pinheiral e Resende, itatiaienses cursam Técnico em Administração, Técnico em Paisagismo, Guia de Turismo e Técnico em Segurança do Trabalho. Os moradores também recebem apoio em cursos de Logística, Auto Elétrica e desenvolvedor de projetos Maker-Fablab, dentre outros. “Damos apoio para transporte em cursos de capacitação para o mercado em Educação à Distância e presenciais. Todas as parcerias foram firmadas no início da gestão”, ressalta.

O Prefeito Irineu Nogueira entende que o empresariado é vital para a economia e afirma que capacitar os moradores para o mercado de trabalho é uma prioridade de sua gestão. “O setor produtivo gera receita e postos de trabalho. Buscamos fortalecer o comércio, fomentando junto às grandes empresas e ao setor de Compras da Prefeitura maior participação dos empreendedores e comerciantes como fornecedores de produtos e serviços”, diz.

--