Advertisement

Projeto Mulheres Luz encerra o ano com desfile de moda e degustação gastronômica em Belford Roxo

 

Programa capacitou 40 mulheres em situação de vulnerabilidade socioeconômica para empreenderem nas áreas de designer de cílios e sobrancelhas, confeitaria e panificação

 

O Projeto Mulheres Luz, criado por meio de parceria entre a Lubrizol - empresa fornecedora de soluções especiais para os mercados de transporte, indústria e consumo - o Sebrae e a ONG Sim! Eu Sou Do Meio, encerrou o ano qualificando 40 mulheres que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica nas comunidades da Baixada Fluminense (RJ). O evento foi realizado no último dia 8, na sede da ONG , onde também houve a realização da cerimônia de formatura das turmas.
 

De acordo com Daniela Costa, diretora jurídica e de projetos sociais da Lubrizol, foi promovido um desfile de modas em que as modelos puderam mostrar os designers feitos pelas alunas em seus cílios e sobrancelhas, além de uma degustação de pães.
 

O projeto, que teve início em 7 de agosto, foi criado para incentivar o empreendedorismo feminino e incentivar as mulheres a gerarem renda por meio do trabalho. Ao todo, foram 36 aulas, totalizando 166 horas de teoria e atividades práticas, e os cursos oferecidos foram de gastronomia (com foco em confeitaria e panificação) e estética (designer de cílios e sobrancelhas).
 

As alunas tiveram também aulas sobre temas relacionados à inteligência emocional, cidadania, política social, empreendedorismo, finanças e negócios. Além disso, todas passaram por uma aula bônus para serem orientadas sobre como fazer um currículo, desenvolver ou reconhecer as suas habilidades, elaborar uma carta de apresentação, técnicas de entrevistas e orientações de como se portar em frente a um recrutador. Ao final do curso, as que desejarem poderão ser inseridas na plataforma Conecta Trampo para seleção de vagas exclusivas com empresas parceiras.
 

Segundo Daniela, o projeto atingiu os objetivos esperados. “É muito importante frisar que nós criamos o Mulheres Luz junto aos nossos parceiros porque identificamos uma demanda muito grande de mulheres em situação de vulnerabilidade e sem qualquer tipo de apoio. Fizemos um levantamento e vimos que 90% das beneficiárias são negras e 60% são mães solo. Nos orgulha, portanto, termos participado desse programa para auxiliar a emancipar essas mulheres para que possam sustentar a si e suas famílias”, diz.
 

“Esse tipo de iniciativa é muito importante para construirmos uma sociedade mais inclusiva e equitativa”, afirma Daniela, que acrescenta ainda que ações como essa estão no DNA da Lubrizol. “Nós acreditamos que investir em educação, qualificação, cultura e geração de oportunidades pode transformar as vidas das pessoas diretamente apoiadas e de toda uma comunidade e isso é muito gratificante. Esperamos que projetos como esse sirvam de inspiração para que outras empresas também investem nas comunidades das regiões em que estão localizadas”, finaliza..

 

Sobre a Lubrizol Corporation

A Lubrizol Corporation, uma empresa da Berkshire Hathaway, utiliza sua ciência incomparável para desbloquear imensas possibilidades em nível molecular, gerando resultados sustentáveis e mensuráveis. Fundada em 1928, a Lubrizol possui e opera mais de 100 fábricas, escritórios de vendas e laboratórios em todo o mundo, contando com aproximadamente 8.600 funcionários. No Brasil, a companhia possui duas fábricas, uma delas em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, e outra em Paulínia (SP). A Lubrizol também conta com escritórios no Rio de Janeiro (RJ) e em São Paulo (SP), além de um laboratório de Pesquisa & Desenvolvimento na capital paulista.