A Prefeitura, por meio da Secretaria de Políticas para as Mulheres, em parceria com a Guarda Civil Municipal, lançou nesta quarta-feira (06), o programa “Ronda Maria da Penha”, no município. Com isso, passamos a contar com mais uma forma de combater à violência contra a mulher, promover o atendimento, acolhimento e o monitoramento de mulheres resguardadas pelas Medidas Protetivas de Urgência previstas na Lei Maria da Penha.
A equipe conta com quatro agentes da Guarda Civil Municipal, devidamente treinados para o programa. As rondas serão realizadas sempre em viatura adesivada com faixas na cor lilás e a logomarca do programa.
- A ronda terá atuação direta na rede de proteção às mulheres vítimas de violência. Inicialmente, os agentes realizarão patrulhamento de rotina nos bairros e poderão intervir em situações de flagrantes. O acordo com o Tribunal de Justiça está em vias de finalização, a partir daí eles irão trabalhar também na fiscalização do cumprimento das medidas protetivas e restritivas expedidas pela Justiça para defender mulheres vítimas de violência doméstica, evitando a revitimização – explicou a secretária de Políticas para as Mulheres, Luciana Pimentel Cavallari.
- Temos que proteger as mulheres e lutar contra a violência. E enquanto prefeito e cidadão, vejo o quanto esse programa é de fundamental importância para o município. Vamos seguir trabalhando e não medindo esforços para auxiliar no combate à violência - afirmou o prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira.
O Juiz da Vara Única da Comarca de Itatiaia, Dr. Fernando Lucchini Pontes Nogueira relatou que é a Ronda Maria da Penha será de grande importância no combate à violência contra as mulhres. “Estamos finalizando um convênio do Tribunal de Justiça com a Prefeitura de Itatiaia para agilizar a comunicação, dar mais efetividade e agilidade para esse trabalho, principalmente em relação à fiscalização das medidas protetivas. Parabenizamos o município e destacamos que essa luta não pode ser apenas do Poder Judiciário, Legislalivo, Executivo. O papel de combate deve ser de toda a sociedade – destacou.
- Gostaria de parabenizar Itatiaia por essa iniciativa. Precisamos de mulheres e homens engajados nesse combate. Hoje é 6 de dezembro, Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. Entendemos que nessa luta o protagonismo é nosso, mas precisamos de todos. Precisamos que os homens entendam que eles tem um papel social tão importante quanto o nosso. Fico muito feliz em ver em uma cidade no interior tratando as políticas públicas para as mulheres com tanta seriedade. Sabemos que os números são absurdos, principalmente no interior e precisamos seguir firmes nessa luta – afirmou a coordenadora do Bairro Presente da Polícia Militar do Rio de Janeiro e Patrulha Maria da Penha, a Major Bianca Neves.