Advertisement

Cannabis medicinal é alternativa para tratamento de náuseas em pacientes oncológicos

 

Os benefícios terapêuticos da cannabis medicinal cada vez mais se evidenciam através de pesquisas e estudos científicos. Um deles, conduzido por pesquisadores da Universidade do Novo México, revelou que a cannabis demonstrou ser eficaz no alívio de sintomas de náusea - 96% dos participantes relataram melhora, reduzindo a gravidade do sintoma em quase quatro pontos em uma escala de 0 a 10 em apenas uma hora após a utilização.

 

Igor Cogo, médico da Gravital do Rio de Janeiro, clínica focada em tratamentos à base de cannabis, explica que o responsável por esse efeito antiemético é o delta-9-Tetrahidrocanabinol (THC). "As náuseas e vômitos induzidos principalmente por quimioterapia são desencadeados por uma infinidade de receptores para neurotransmissores, como dopamina, serotonina, substância P e principalmente o receptor CB1", diz ele. A ativação dos receptores CB1 por substâncias canabinoides, por exemplo, são capazes inclusive de modular uma série de funções gastrointestinais. Por conta disso, a cannabis surge como uma alternativa terapêutica não somente no tratamento de náuseas e vômitos, mas também de doenças intestinais inflamatórias e funcionais.

 

Tratamento de pacientes oncológicos

 

A náusea é um sintoma comumente visto em pacientes oncológicos, sendo um efeito colateral da quimioterapia e radioterapia. De acordo com o médico, essa é uma queixa bastante relatada em consultório e que tem tido bons resultados no tratamento com cannabis medicinal. "Pacientes portadores de câncer pancreático em vigência de quimioterapia em uso de extrato rico em THC têm tido resposta satisfatória tanto para analgesia, como efeito antiemético devido à quimioterapia", relata.

 

Ainda segundo o médico, as formas de administração da cannabis mais indicadas nesse tratamento são a inalada, a comestível e a sublingual. Ele acrescenta que, além do efeito antiemético, os pacientes em uso ainda poderão se beneficiar de outras formas. "O uso contínuo nos levará a uma série de benefícios, como analgesia, redução de ansiedade, assim como trará efeitos anti-inflamatórios e antioxidantes", finaliza.