O prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, e o especialista técnico em Centro de Referência da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), Luiz Gustavo Guimarães, assinaram nesta quinta-feira (16/11) uma Carta de Intenção para implantação do Projeto Mobilidade Urbana - Programa ‘Calçada Acessível’. Participaram da solenidade os secretários de Planejamento, Deivid Oliveira; de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Xavier; de Meio Ambiente, Sandro Maciel; de Turismo, Ana Cristina Ozolins Costa; de Ordem Pública, Alexandre Teixeira; o Superintendente de Eventos, Tarcísio Aragão, e a Chefe de Gabinete, Ana Cátia Ferreira. 

 

O programa versa sobre a aplicação de normas de acessibilidade, criação de rotas acessíveis seguras e utilização de tecnologias e pavimentação adequadas, dentre outras diretrizes. A iniciativa é desenvolvida pela Firjan, em parceria com a ABCP (Associação Brasileira de Cimento Portland). “A proposta do Programa ‘Calçada Acessível’ é requalificar o espaço público, buscando torná-lo mais democrático para o trânsito de todos, principalmente para as pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida”, explica o especialista técnico em Centro de Referência da Firjan, Luiz Gustavo Guimarães. 

 

De acordo com idealizadores do programa, o trabalho é realizado em oito etapas. Entre elas, um workshop que incentiva gestores e profissionais a vivenciarem a experiência da acessibilidade, sentindo as dificuldades enfrentadas no dia a dia por uma pessoa com deficiência visual ou pessoas em cadeias de rodas, por exemplo. Também é criado um manual técnico de calçadas, que servirá de base e orientação da padronização delas para todo o município, além de um folder, material de apoio simplificado.  

 

“O programa auxilia os municípios a criarem políticas públicas sobre a mobilidade ativa, com foco na acessibilidade e no desenho universal, além de
capacitar técnicos para projetar calçadas de forma correta. O programa de mobilidade urbana sai de forma gratuita para os municípios. As diretrizes do programa já viraram lei e decretos em diversos municípios”, destaca Guimarães. 

 

O prefeito Irineu Nogueira lembra que umas prioridades de sua gestão é desenvolver ações que tenham como foco a qualidade de vida dos moradores. Segundo ele, investir no planejamento correto dos ambientes públicos é importante, buscando fazer com que sejam cada vez mais seguros para as pessoas.  

- Pensar na inclusão, principalmente das pessoas com deficiência e idosos, é um dever do gestor. Esta iniciativa incentiva a troca de informações, de experiências, com capacitação técnica dos profissionais das secretarias municipais que têm relação com o assunto. Vai nos ajudar a seguir identificando e encontrando alternativas para dificuldades vivenciadas pelas pessoas diante de barreiras urbanas e arquitetônicas nos nossos espaços públicos. Certamente este intercâmbio com a Firjan será importante para desenvolvermos boas soluções para as calçadas do município, com padronização e acessibilidade - conclui.