Advertisement

RESENDE RECEBE VISTORIA DE TÁXIS PELO INSTITUTO DE PESOS E MEDIDAS (IPEM)


Ação do Governo do Estado será realizada do dia 23 ao dia 25 de outubro, na Área de Exposições 


Depois de receber a vistoria anual da Prefeitura de Resende, os táxis do município receberão, do dia 23 ao dia 25 de outubro, uma vistoria promovida pelo Instituo de Pesos e Medidas, o IPEM, órgão vinculado ao Governo do Estado do Rio de Janeiro. A ação será realizada na Área de Exposições da cidade, sendo necessário fazer o agendamento previamente. 

Segundo o levantamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito, 120 táxis foram convocados para a vistoria da gestão municipal, que aconteceu entre 18 e 22 de setembro. A expectativa é de que esses mesmos veículos retornem para a vistoria do IPEM. As vistorias serão feitas das 9h às 16h, mas é necessário agendar através do link: https://serviços.rbmlq.gov.br/agendamento . Os veículos que já fizeram a aferição em 2023 deverão comparecer para adesivar o veículo. 

Os documentos necessários para a vistoria do IPEM são: CRLV 2022 e/ou 2023 (original e cópia); Certificado IPEM do ano de 2022; certificado de Segurança Veicular para os carros movidos a GNV; GRU com comprovante de pagamento; comprovante de residência, em caso de mudança de endereço. 

- Depois de passarmos pela vistoria anual, promovida pela prefeitura, chegou a vez de os taxistas passarem pela vistoria do governo estadual. São medidas muito importantes, que zelam pela segurança dos próprios taxistas e também da população que utiliza o serviço. Ressaltamos, então, a importância de fazer o agendamento e comparecer na Área de Exposições conforme a data e horário agendado – explicou o superintendente municipal de Transporte e Trânsito, Carlos Eduardo Torres de Almeida. 

Vistoria anual 

Resende conta, atualmente, com 120 táxis, que estão distribuídos em pontos fixos espalhados pelos bairros da cidade. O processo de vistoria busca garantir mais segurança aos passageiros e também uma qualidade maior no serviço prestado no município.  

Na vistoria que foi promovida pela gestão municipal em setembro, são mais de 20 itens fiscalizados nos mais diferentes aspectos do veículo. Os técnicos da SUMTRAN observam desde as condições da lataria até o funcionamento dos espelhos retrovisores, bem como buzina, pneus, faróis e faroletes. A vistoria é regulamentada por lei e prevê sanções para quem não fizer ou estiver fora dos padrões adequados. notificação e caso as irregularidades permaneçam, o caso é encaminhado para a Guarda Municipal.