Ao todo, nove palestras e rodas de conversa serão promovidas a partir do dia 26 de outubro 


A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde do Homem, tem um calendário de atividades previstas sobre a saúde do homem, com 9 atividades previstas a partir do dia 26 de outubro. As ações redobram a atenção com o tema devido à campanha do “Novembro Azul”, mês mundial de combate ao câncer de próstata. 

O calendário envolve palestras e rodas de conversa em locais variados do município. A primeira, no dia 26, às 13h, será na USF Bagagem, com uma roda de conversa sobre saúde do homem para a população masculina do território. Já no dia 6 de novembro, às 19h, a ação será na Universidade Dom Bosco, com palestra sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e os eixos de atuação para turmas de enfermagem, educação física e pedagogia. 

Os encontros se estendem até o dia 30 de novembro, percorrendo unidades de saúde, espaços públicos e educacionais, com o objetivo de promover o conhecimento e a conscientização sobre a saúde do homem. As atividades promovidas em espaços públicos são abertas para a população em geral. (Confira o calendário completo abaixo). 

Além das rodas de conversa e palestras agendadas, o município também vai promover o II Seminário Municipal sobre a Saúde do Homem na Câmara Municipal de Resende, no dia 10 de novembro as inscrições, com vagas limitadas, estão abertas e disponíveis no link https://forms.gle/ULKUTowLcQJf7VYH6 

- Levar a informação e promover os cuidados com a saúde masculina são missões muito importantes que a saúde pública de Resende valoriza. É muito importante aproveitarmos as campanhas que chamam ainda mais a atenção para temas importantes, como é o caso da Novembro Azul. Temos uma rede pública de qualidade para receber e tratar com conforto e dignidade das demandas dos homens da nossa cidade - disse o secretário de Saúde Jayme Neto.  

A principal diretriz da PNAISH é instruir homens entre 20 e 59 anos sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção de doenças. Os homens vivem, em média, sete anos e meio a menos do que as mulheres e as principais causas de mortalidade são causas externas, como agressões e acidentes. 


Confira o calendário completo: 


  • 26/10, quinta-feira às 13h, USF Bagagem, Roda de Conversa sobre Saúde do Homem para a população masculina do território. 

  • 01/11, quarta-feira, às 19h30, Universidade Estácio de Sá, turmas de enfermagem, Palestra sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e os eixos de atuação. 

  • 06/11, segunda-feira, às 19h, Universidade Dom Bosco, turmas de enfermagem, educação física e pedagogia, Palestra sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e os eixos de atuação. 

  • 08/11, quarta-feira, às 19h, (PSE) Escola Maria de Assis Barbosa, palestra para estudantes do EJA sobre a Saúde do Homem. 

  • 10/11, sexta-feira, de 9h às 12h, Câmara Municipal de Resende, Segundo Seminário Municipal de Resende sobre Saúde do Homem. 

  • 19/11, domingo, às 10h, Igreja Vila Nova Resende, Vicentina, Palestra sobre "Paternidade e Cuidado" e "CA de Próstata: fatores de risco e prevenção". 

  • 24/11, sexta-feira, às 9h, APMIR, Roda de Conversa sobre Saúde do Homem para pais e parceiros usuários do serviço da maternidade. 

  •  29/11, quarta-feira, às 9h, USF Serrinha, Roda de Conversa sobre Saúde do Homem para a população masculina do território. 

  • 30/11, quarta-feira, às 9h, USF Capelinha, Roda de Conversa sobre Saúde do Homem para a população masculina do território.