Todas as unidades da Atenção Primária à Saúde vão funcionar entre 8h e 17h; o dia também marca o encerramento das campanhas de Multivacinação e Antirrábica

A Secretaria de Saúde (SMS) de Volta Redonda promove neste sábado, 30, o primeiro “Dia D” da campanha Primavera Rosa de conscientização e prevenção dos cânceres do colo do útero e de mama, voltada para mulheres de 25 a 64 anos. Todas as Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família (UBSs e UBSFs) vão atender das 08h às 17h para coleta de preventivo (Papanicolau) e encaminhamento para mamografia. 

A secretária de Saúde de Volta Redonda, Maria da Conceição de Souza Rocha, avisou que as mulheres podem procurar o atendimento diretamente ou agendar para o sábado na unidade de referência. 

“A Primavera Rosa foi iniciada no último dia 23 e vai até 22 de dezembro. Neste período, as unidades da Atenção Primária à Saúde vão atender as mulheres de forma espontânea (sem agendamento), mas aquelas que quiserem agendar seu atendimento para coleta do preventivo, e também para acesso ao encaminhamento da mamografia, podem procurar a unidade mais próxima da sua residência”, informou Conceição. 

A campanha tem como objetivo ampliar a oferta dos serviços de diagnóstico para o câncer, como a coleta do preventivo, que tem como público-alvo as mulheres de 25 a 64 anos, e também de exames de mamografia, recomendado para mulheres a partir de 40 anos. “O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer do colo de útero e de mama, reduzindo a mortalidade”, reforçou a secretária. 

‘Dias D’ – Volta Redonda ainda terá outros três ‘Dias D’ da Primavera Rosa. A unidades da Atenção Primária também vão funcionar para atendimento à mulher nos sábados 21 de outubro, 18 de novembro e 9 de dezembro. 

Multivacinação e Vacina Antirrábica

O sábado, 30 de setembro, também marca o encerramento da Campanha de Multivacinação, que oferta para crianças as vacinas contra Poliomielite 1,2,3 (VIP - inativada); Poliomielite 1 e 3 (VOP - atenuada); BCG; Hepatite B; Rotavírus humano G1P1 (VRH); DTP+Hib+HB (Penta); Pneumocócica 10 valentes; Meningocócica C (conjugada); Febre Amarela (Atenuada); SCR (Sarampo, Caxumba, Rubéola); SCRV (Sarampo, Caxumba, Rubéola e Varicela); Hepatite A (HA); DTP (Difteria, Tétano, Pertussis); dT (Difteria, Tétano); Papilomavírus humano (HPV); Varicela; Pfizer Baby (Covid-19), Pfizer infantil (Covid-19); e Influenza (gripe).

E para os adolescentes as vacinas contra Hepatite B (HB recombinante); Difteria; Tétano (dT); Febre Amarela (Atenuada); Sarampo; Caxumba e Rubéola (SCR); Papilomavírus humano (HPV); Meningocócica ACWY (conjugada), Pfizer adulto (Covid-19); Bivalente (Covid-19) e Influenza (gripe).

Antirrábica – A Prefeitura de Volta Redonda ainda realiza no sábado, 30, a última etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica. Cães e gatos, a partir dos três meses de idade, podem ser vacinados contra a raiva – doença altamente letal, que pode ser transmitida para seres humanos, em nove locais: CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) Aero; UBSF Água Limpa; Igreja Divino Espírito Santo, bairro Jardim Amália I; UBS Jardim Paraíba; UBSF Santo Agostinho; UBSF Vila Rica/Três Poços; UBSF Vila Americana; UBSF Volta Grande e CRAS Voldac; além de drive-thru e na Ilha São João. O atendimento é das 8h às 17h.