Advertisement

Saiba quem é a carioca indicada no Prêmio Inspiradoras 2023

Iniciativa do Universa, do UOL, e do Instituto Avon visa reconhecer as mulheres de todo o Brasil que lutam para a transformação da sociedade feminina

 

Imagem: Mariana Pekin/UOL

 

São Paulo, 06 de setembro de 2023 – O Universa, plataforma de conteúdo feminino do UOL, e o Instituto Avon, organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua na defesa de direitos fundamentais das mulheres, comunicaram as finalistas do Prêmio Inspiradoras 2023, premiação com o objetivo de reconhecer e dar mais visibilidade a mulheres que lutam para a transformação da sociedade feminina. Entre as 21 finalistas em sete categorias, a carioca Lúcia Xavier ganha destaque por sua coordenação na ONG Criola.

 

Indicada na categoria de “Justiça para Mulheres”, que reconhece as mulheres à frente de iniciativas e políticas públicas que contribuam para promover a emancipação feminina nos sistemas jurídico e legislativo, Lúcia participa de ações culturais e políticas relacionadas ao enfretamento do racismo desde os 18 anos. Durante a faculdade, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, ela participou do Instituto de Pesquisa das Culturas Negras e começou a fazer um trabalho com meninas e mulheres negras como facilitadora em uma instituição que tinha um espaço de cuidado de crianças e adolescentes.

 

Atualmente, aos 64 anos, é a coordenadora da ONG Criola, criada em 1992 com o objetivo de organizar a agenda antirracismo para melhorar o acesso da população negra à Justiça. Além disso, a entidade informa e cadastra mulheres e meninas em programas governamentais para que tenham acesso aos seus direitos, foca no enfrentamento da violência considerando o racismo como base das agressões e distribui cestas básicas para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

 

Lúcia Xavier também é conhecida por ser uma das principais ativistas a ajudar a criar uma reflexão sobre a consciência negra, o que culminou no feriado facultativo nacional celebrado no dia 20 de novembro. Devido a sua grande atuação e reconhecimento no meio, em abril de 2022, ela participou do Conselho dos Direitos Humanos da ONU, em que discursou sobre violência racial e vulnerabilidade de mulheres negras no Brasil.

 

Conheça o Prêmio Inspiradoras 2023

Em sua terceira edição, o Prêmio Inspiradoras 2023 concentra-se no enfrentamento às violências contra mulheres e meninas, assim como na atenção ao câncer de mama. Além disso, visa promover o progresso científico e incentivar a busca pela equidade de gênero, o empoderamento econômico e a participação cidadã das mulheres.

 

A cerimônia de premiação ocorre no dia 19 de setembro na Casa Natura, em São Paulo, e contará com transmissão ao vivo no Universa e Instituto Avon. Na ocasião, as vencedoras de cada categoria serão conhecidas além da mulher escolhida para a menção honrosa por suas ações em prol do meio ambiente, sustentabilidade e justiça climática.

 

Sobre o UOL Conteúdo e Serviços:

UOL Conteúdo e Serviços oferece mais de 1.000 canais de jornalismo, informação, entretenimento e serviços. Com cobertura de 70% (8 em cada 10 brasileiros acessam o conteúdo UOL todos os meses), o UOL tem a maior audiência entre veículos de comunicação da internet brasileira. O UOL Conteúdo e Serviços oferece ainda produtos de entretenimento (UOL Play, UOL Economia+, Clube UOL), segurança e Assistência (Antivírus, Assistência Técnica, UOL Resolve), soluções para mídia digital (Publicidade), entre outros. O Grupo UOL é o maior grupo brasileiro de conteúdo, tecnologia, serviços e meios de pagamentos digitais e tem ainda as seguintes unidades de negócios: PagBank, companhia aberta na NYSE (EUA), que tem soluções completas para pagamentos online e presenciais (mobile e POS) para todos os meios de pagamento (cartões de crédito, débito e refeição), além das contas digitais gratuitas que permitem pagar contas, recarregar celular, fazer portabilidade de salário e enviar e receber transferências (TEDs); a Compass UOL, que oferece soluções tecnológicas para a transformação digital de grandes empresas; e o UOL EdTech, plataforma com soluções para ensino online.

 

Sobre o Instituto Avon

O Instituto Avon é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que, este ano, completa 20 anos de atuação na defesa de direitos fundamentais das mulheres, promovendo iniciativas em atenção ao câncer de mama e enfrentamento às violências contra as meninas e mulheres. Por meio de ações próprias e parcerias com instituições da sociedade civil, setor privado e poder público, o Instituto Avon se concentra na produção de conhecimento e no desenvolvimento de projetos que mobilizem todos os setores da sociedade para o avanço das causas. Desde a sua fundação em 2003, o braço social da Avon no Brasil já investiu R$ 193 milhões em mais de 400 projetos, beneficiando mais de 5,3 milhões de pessoas e engajando mais de 130 empresas em suas iniciativas.