Propostas podem ser enviadas até o dia 15 de setembro
A Light abriu nessa segunda-feira (4/9) uma Seleção de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), direcionada para executoras de projetos de pesquisa, sejam institutos de ciência e tecnologia (ICTs), empresas de base tecnológica, startups, consultorias ou universidades. Regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a chamada disponibilizará cerca de R$7 milhões para projetos inovadores no âmbito de P&D.
As propostas devem ser encaminhadas até 15 de setembro. O processo de seleção será feito a partir de uma análise de multicritérios focada nas necessidades da companhia, que considera quesitos regulatórios, técnicos e estratégicos.
Serão observados aspectos como prazos, originalidade, aplicabilidade, nível de maturidade tecnológica da solução, assim como o alinhamento com as estratégias da Light, dentro de um dos seguintes temas:
- Otimização do despacho de usinas hidrelétricas;
- Diagnóstico preditivo de falhas em unidades geradoras e de bombeamento; monitoramento online e diagnóstico da condição do óleo isolante de transformadores de potência;
- Controle de vegetação na faixa de servidão de linhas de transmissão;
- Simulador para usinas hidrelétricas;
- Gerenciamento de cheias no rio Piraí;
- Soluções para evitar ou dificultar o acesso de animais aos equipamentos e estruturas críticas das usinas e rede elétrica.
Os interessados em participar devem observar os temas de interesse e as condições, disponíveis no site da Light, pelo link Link, e preencher o formulário de detalhamento da proposta, a planilha de planejamento financeiro e a apresentação da proposta de P&D.