Gratuita, exposição que celebra os 150 anos do brasileiro pioneiro da aviação mundial e inventor visionário acontece até 25 de agosto no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro 

 

Julho já passou, mas as celebrações e homenagens em torno dos 150 anos de Alberto Santos Dumont continuam em todo o País. O homem que deixou um legado duradouro e revolucionário para o mundo da aviação, ganhou uma nova exposição que acontece até o dia 25 de agosto, no Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro. Apresentada pela MChecon, uma das maiores empresas do país no segmento de eventos e cenografia, a “150 Anos Santos Dumont Experience” pretende tornar conhecida a trajetória, invenções e destacar a importância do “Pai da Aviação”, através da materialização de seus feitos em uma experiência imersiva no universo do inventor.

 

 

Com um projeto cenográfico robusto e ousado, o espaço foi constituído a partir de uma estrutura modular de tramas e tecidos que representam sua maior invenção, o 14-Bis. A tecnologia empregada na exposição coloca a história e a trajetória do aeronauta dentro de uma narrativa atual permeada por dezenas de itens do acervo da Fundação Santos Dumont, que contextualizam sua jornada e sua ligação com a cultura do País, reiterando a importância da valorização e preservação da memória de Santos Dumont. Entre as peças de destaque na exposição, estão um dos cestos utilizados nos experimentos de diversos balões e seis dos bambus, de valor histórico inestimável, também usados na construção de seus balões e do próprio 14-Bis. Chamados de “Ossos dos Pássaros”, os bambus da Índia eram tidos como estruturas perfeitas para a construção dos balões e dos aviões, eis que leves, resistentes, ocos, maleáveis, flexíveis e de baixo custo para o desenvolvimento dos projetos.

 

 

Outra área expositiva possibilita uma imersão na vida de Santos Dumont com a exibição de um vídeo que destaca os principais momentos de sua carreira, invenções, projetos e conquistas.

 

 

Sob a curadoria de Evaristo Martins de Azevedo, conselheiro da Fundação Santos Dumont, cada detalhe da exposição foi pensado para renovar a memória e construir um novo legado desse brasileiro notável perante as novas gerações, além de gerar valor para a sociedade como um todo. O aeroporto Santos Dumont, que além de levar seu nome, está sob concessão da Infraero, é uma das pontes-aéreas mais movimentadas do mundo, a Rio-São Paulo, que opera mais de 120 voos diários e soma, anualmente, mais de 9 milhões de passageiros.

 

 

Além de suas contribuições no campo da aviação, Santos Dumont também era um defensor da paz e acreditava no poder da ciência e da tecnologia para melhorar a vida das pessoas. Ele estava envolvido em diversos projetos humanitários e sempre buscava soluções inovadoras para os desafios sociais de sua época.

 

 

Nesse sentido, a exposição também está atenta às questões relacionadas à inclusão, sustentabilidade e impacto social. Gratuita, a mostra segue os mais rigorosos padrões de acessibilidade, seguindo as normas para PcD, de natureza física e sensorial (deficientes visuais). Tratando dos aspectos sociais, temos dois grandes pilares, a geração de empregos - diretos e indiretos para mais de 80 profissionais - e ambiental, com a neutralização de 100% das emissões de carbono e a gestão adequada dos resíduos da operação.

 

Serviço: 

150 Anos Santos Dumont Experience 

Data: até 25 de agosto
Local: Aeroporto Santos Dumont - Salão Vermelho
Horário: das 8h às 18h
Informações: falecom@mchecon.com