Advertisement

Testes vocacionais podem auxiliar jovens a conquistar novo emprego


Segundo pesquisa, mais da metade dos jovens do país acreditam que não há uma integração entre os cursos disponíveis com o mercado de trabalho 

 



O Dia do Vestibulando é comemorado nesta quarta-feira (24)

 


A inclusão no mercado de trabalho é mais difícil para quem não possui qualificação profissional ou técnica e a escolha do que fazer no ensino superior pode representar um desafio para algumas pessoas. De acordo com dados do estudo “Futuro do Mundo do Trabalho para as Juventudes Brasileiras”, realizado por um conjunto de organizações da sociedade civil, mais da metade dos jovens do país (58,8%) acredita que é difícil encontrar cursos sintonizados com as vagas existentes, o que provoca o afastamento do público de oportunidades no mercado.

 


Para a reitora da Universidade Anhanguera, Flávia Frutos, os interessados em uma profissionalização precisam levar em consideração quais são as formações com projeção de crescimento nos próximos anos. Para auxiliar na decisão sobre qual caminho seguir, um teste vocacional é recomendado por especialistas. “Essa técnica contribui para que cada um consiga descobrir suas aptidões espontâneas com base em uma avaliação da personalidade do aluno e análise das possibilidades de emprego no momento”, comenta.

 


Existem diversas modalidades para realizar a orientação vocacional e, em geral, são analisados cinco aspectos de cada estudante: o perfil psicológico, as preferências pessoais, as habilidades naturais, os objetivos e a personalidade do estudante. O exame acontece por meio de entrevistas e testes para identificar os níveis de interesse em assuntos variados, além das formas de raciocínio e de memória dos alunos que podem ser aproveitadas em diferentes carreiras.

 


Os profissionais habilitados a realizar a avaliação de forma completa e assertiva são os psicólogos especializados, que têm autorização do Conselho Federal de Psicologia. Os graduados nessa área conseguem assimilar os traços individuais com embasamentos teóricos e científicos, com o objetivo de apresentar direcionamentos estratégicos para o sucesso profissional. A avaliação pode, também, ser feita de forma on-line por meio da plataforma Teste Vocacional Orientu da Anhanguera.

 


Novos rumos 

 


Mesmo com uma grande gama nas possibilidades, as novas oportunidades de empregabilidade continuam a surgir. Ainda de acordo com o levantamento da pesquisa “Futuro do Mundo”, as profissões relacionadas à saúde, como Enfermagem, Fisioterapia e Medicina, continuam em alta nas demandas do mercado. Os campos da economia criativa (atividades artísticas e culturais), da economia verde (soluções para o meio ambiente e empresas) e da economia digital (processamento de dados, programação e inteligência artificial) têm ascensão para o futuro.

 


Como recomenda a reitora da Anhanguera, entrar em contato com as instituições de ensino superior e realizar testes vocacionais é a maneira mais eficiente de conhecer as opções de carreiras mais promissoras. “Esse processo contribui para a reaproximação de jovens do trabalho formal e diminuir as taxas de desemprego entre pessoas com menos de 30 anos”, conclui.

 


Sobre a Anhanguera: Fundada em 1994, a Anhanguera faz parte da vida de milhares de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com as necessidades do mercado de trabalho, em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, presenciais ou a distância. Em 2023, passou a ser a principal marca de ensino superior da Cogna Educação, com o processo de unificação das instituições, visando o conceito lifelong learning, no qual proporciona acesso à educação em todas as fases da jornada do aluno. A instituição ampliou seu portfólio, disponibilizando novas opções para cursos Livres; preparatórios, com destaque para o Intensivo OAB (Ordem dos Advogados do Brasil); profissionalizantes, nas mais diversas áreas de atuação; EJA (Educação de Jovens e Adultos) e técnicos. Com grande penetração no Brasil, a Anhanguera está presente em todas as regiões com 112 unidades próprias e 1.398 polos em todo o país. A instituição presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola, na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Anhanguera tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. Acesse o site e o blog para mais informações.