Advertisement

Sicoob Uni Acre patrocina concurso inédito de café robusta

 

 

A cooperativa será responsável pela premiação do segundo colocado, que receberá o valor de R$ 10.833,00

 

Para fomentar ainda mais a cafeicultura no estado, o Sicoob Uni Acre será um dos patrocinadores do Concurso de Qualidade do Café Robusta do Acre (QualiCafé). A cooperativa será responsável pela premiação do segundo colocado, que receberá o valor de R$ 10.833,00.

 

Será o primeiro concurso de qualidade do café robusta do Acre. Segundo Rômulo Eugênio Silva de Souza, engenheiro agrônomo do Núcleo de Cafeicultura da Secretaria Estadual da Agricultura, o concurso vai avaliar a classificação física e sensorial e tem o intuito de identificar, premiar e promover os cafés que são produzidos no estado, além de fortalecer os elos da cadeia produtiva.

 

“Será um momento muito importante para a cafeicultura do Acre, e isso é um passo importante para alavancar o segmento, e o Sicoob como patrocinador é muito importante porque é uma cooperativa que trabalha com crédito e tem avançado nessa área da cafeicultura”, destacou Rômulo.

 

O público-alvo do concurso são os produtores de café robusta nos municípios acreanos. As inscrições vão até dia 14 de julho, são gratuitas, e podem ser feitas nos escritórios da Secretaria de Agricultura. A premiação ocorre em setembro para os cinco primeiros colocados, chegando a 200 mil reais em prêmios.

 

Como parceira do agro, o Sicoob Uni Acre também participou do lançamento oficial da colheita do café, no último dia 11 de maio, em Acrelândia (AC), juntamente com a Secretaria Estadual de Agricultura e a Embrapa. O evento foi realizado para divulgar o concurso entre os produtores. O concurso terá duas fases, a primeira de classificação das amostras, e a segunda de análise sensorial, com a avaliação de técnicos e provadores de café.

 

Café Robusta

O café robusta é conhecido por suas características rústicas e forte concentração de cafeína nos grãos. Além disso, é frequentemente utilizado em café instantâneo e blends devido a sua rusticidade e cultivo menos exigente. O café robusta tem um sabor forte, tornando-o um dos mais produzidos no mundo.