Advertisement

Sábado é dia de combate à dengue em Itatiaia

 

As Secretarias de Saúde e de Obras e Serviços Públicos de Itatiaia realizam neste sábado (20/05), entre 7h e 12h, no bairro Campo Alegre, uma ação para auxiliar a população a eliminar possíveis focos de dengue e outras arboviroses transmitidas pelo Aedes aegypti. Os índices atuais de infestação na localidade, segundo o setor de Vigilância Ambiental, recomendam uma ação mais concentrada. A atividade, de acordo com a Secretaria de Saúde, deve ser estendida, neste segundo semestre, a outras áreas do município.  


Doze Agentes de Controle de Endemias da Vigilância Ambiental irão realizar as visitas domiciliares de combate à dengue, de porta em porta. Onze colaboradores da Secretaria de Obras e Serviços Públicos irão recolher materiais inservíveis, como pneus, garrafas, galões, panelas, baldes, bacias ou qualquer tipo de material que possa acumular água no quintal e ser um possível criadouro do Aedes aegypti.  

 

- Para isso teremos cinco caminhões, uma retroescavadeira e uma pá-carregadeira da Secretaria de Obras. Um carro de som vai percorrer as ruas do bairro nesta quinta e sexta-feira (18 e 19 de maio), avisando aos moradores para colocar todos os materiais inservíveis para fora até a noite de sexta-feira, para que possamos recolher no sábado. Teremos também uma equipe fixa da Vigilância Ambiental e do Programa de Saúde do Trabalhador / Secretaria de Saúde, dando orientações em uma tenda na Praça de Emancipação das 7h às 12h - adianta o Secretário de Saúde, Luiz Eduardo Saldanha.  

 

A dengue é um tipo de arbovirose, assim como a Zika e Chikungunya. As três doenças têm como inseto vetor os mosquitos do gênero Aedes. As fêmeas colocam seus ovos em locais que possuem água parada. Como mosquitos são difíceis de capturar, a melhor maneira de impedir a proliferem é acabar com os depósitos que podem acumular água e, conseqüentemente, seus ovos e larvas.