Advertisement

RESENDE AUMENTA EM 40% O NÚMERO DE VAGAS DE HEMODIÁLISE PELO SUS E PASSA A ATENDER TODA A DEMANDA DO MUNICÍPIO


Com o aumento, pacientes que se deslocavam para Três Rios, Volta Redonda e Valença agora não precisam mais sair da cidade para realizar procedimento 


A Prefeitura de Resende continua promovendo melhorias para a saúde pública da cidade. A mais recente novidade é um aumento de 40% no número de vagas de hemodiálise. A ampliação possibilita que pacientes que se deslocavam para Três Rios, Volta Redonda e Valença não precisem mais sair de Resende para receber os cuidados. 


- Nos últimos três meses, precisava me locomover até Valença para fazer a hemodiálise e sofria muito com a distância, que era muito cansativa, visto que saía de casa às 7h e só voltava às 19h. Fazia isso três vezes por semana. Agora, com a abertura do terceiro turno, podendo fazer em Resende, perto de casa, será bem melhor! Assim, consigo ganhar mais tempo para meus outros compromissos  – afirmou Maria Lúcia Vieira, paciente beneficiada com o terceiro turno.


O procedimento é realizado em uma clínica localizada ao lado da Santa Casa. Todos os pacientes impactados pela mudança já foram oficialmente comunicados e agora vão fazer a hemodiálise em Resende. De acordo com o secretário municipal de Saúde, Jayme Neto, a mudança é mais uma grande conquista para a saúde pública de Resende.


- São pacientes que levam rotinas duras e cansativas, precisando se deslocar para outra cidade para receber o tratamento. Esse deslocamento constante debilita os pacientes e ocupam um tempo em que o paciente poderia dedicar a outros cuidados com a saúde. As novas vagas em Resende chegam para acabar com esse desgaste físico e dão mais tempo livre para os pacientes. Acreditamos que sempre é possível melhorar mais e mais e assim vamos continuar buscando novas alternativas. Estamos muito felizes com a novidade – disse o secretário. 


Ainda de acordo com Jayme Neto, atualmente o município possui 61 vagas para hemodiálise e esse número vai subir para 85. Os pacientes começam a nova rotina nesta segunda-feira, dia 15.  


- Nosso município segue alcançando grandes conquistas em todos os segmentos da administração pública. Na saúde, que sempre foi dito que seria uma prioridade, não é diferente. A novidade para os pacientes da hemodiálise vai fazer com que o município seja autossuficiente no procedimento e atenda todos os pacientes da cidade que precisam do serviço. É mais um indicativo de que a gestão municipal continua cuidado da nossa população - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.  


O que é hemodiálise? 


Segundo o Ministério da Saúde, a Hemodiálise é um procedimento indicado para pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves, através do qual uma máquina filtra e limpa o sangue, fazendo parte do trabalho que o rim doente não pode fazer. O procedimento retira do corpo os resíduos prejudiciais à saúde, como o excesso de sal e de líquidos. Também controla a pressão arterial e ajuda o organismo a manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina.