Advertisement

Primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do Everest é a principal atração da Segunda Temporada de Montanha no PEPS

A escaladora Aretha Duarte, primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do mundo, é a principal atração da Segunda Temporada de Montanha, de 26 a 28 de Maio, em Visconde de Mauá. Ela irá participar da mesa-redonda que abrirá o evento e que vai discutir os desafios da representatividade feminina na montanha. 
A impressionante história de Aretha vai virar filme e livro. Também pudera com sua incrível história de superação pessoal. A começar pela sua obstinação em chegar ao topo do mundo. Mulher periférica da cidade de Campinas-SP, ela precisava de 67 mil USD para financiar sua expedição ao Everest e realizar um sonho.  Não tinha nada e menos de um ano para conseguir as melhores condições climáticas na região, isso sem falar que  ainda vivíamos os tempo de pandemia. Mas ao coletar 500 kg de recicláveis por dia, treinar exaustivamente, desenvolver sua marca pessoal e se conectar com mais de sete patrocinadores, ela transformou o que parecia imposssível em realidade. E no dia  23 de maio de 2021,  se tornou a primeira mulher negra latino-americana a chegar ao topo do mundo, imprimindo uma mensagem contundente nos tempos em que vivemos
"Sonhar é preciso, porque todos temos o Poder Interno Bruto (PIB) para conquistar o "Everest" que quisermos", filosofou.
Após a façanha, Aretha ganhou muita  visibilidade. Mas a escaladora já era bem experiente. Já havia subido os cumes do Pequeno Alpamayo (Bolivia), Campo Base do Everest (Nepal), Vulcões (Equador), Kilimanjaro (Tanzânia), Elbrus (Rússia), Monte Roraima (Venezuela). Só no Aconcágua (Argentina), ela foi  cinco vezes, chegando quatro ao topo.  Este ano seu próximo desafio é  escalar mais uma montanha do Projeto 7 Cumes Andinos, o Monte Huascaran, no Peru. 
Além de montanhista, Aretha criou sua própria empresa, é TED speaker, éembaixadora ESG,contou sua saga em livro biográfico e, neste ano, se prepara para lançar série e filme sobre sua chegada ao topo do mundo.

Evento solidário, de cunho educativo, ambiental e esportivo.
Pelo segundo ano consecutivo, um grupo de moradores da região e de voluntários, apaixonados pela montanha, se mobilizam para criar um evento totalmente gratuito e de cunho educativo, ambiental e esportivo. Haverá diversas oficinas que serão oferecidas gratuitamente a todo os inscritos. Além de atividades esportivas e ambientais como passarinhada, trilhas de bike, e longas travessias como a que leva ao Pico do Maromba, com 2.619metros. Além de uma feira de produtores locais e atrações musicais. Todas as atividades partem da sede administrativa do Parque Estadual da Pedra Selada- PEPS.
A Segunda Temporada de Montanha tem como objetivo principal fortalecer e reviver a cultura de montanha dentro da comunidade local da região turística de Visconde de Mauá, trazendo as diversas perspectivas existentes neste ambiente especial, expostas em atividades educacionais, esportivas e ambientais. A primeira edição da TMVM foi realizada em junho de 2022, no Parque Estadual da Pedra Selada (PEPS), na Vila de Visconde de Mauá. Na época, a visitação estimada foi de 2 mil pessoas. 
 Segue abaixo a programação do evento:

SEXTA-FEIRA- DIA 26 DE MAIO
9h - Abertura Oficial do 2ª TMVM – Sede Administrativa do PEPS

9h30 - Mesa-Redonda debate: Gênero na Montanha - Desafios da Representatividade Feminina 

9h30 - Trilha Fácil: Bosque do Visconde 
9h30 - Trilha Média: Cruzeiro-Gávea 
10h30 - Oficina: Plantas Alimentícias não Convencionais -PANCs 

10h30 - Oficina: Árvores e Reflorestamento de Nascentes
10h30 -Oficina- Caminhada Geológica

TARDE

13h30 - Oficina  Brigada de Incêndio em ação
13h30 - Oficina - Vivência do Movimento Escoteiro

14h30 - Mesa-Redonda: Ativismo na Montanha - Quem fala! Associativismo
 voluntariado e montanhismo organizado.
17h - Coquetel do TMVM e abertura do "Vem Passarinhar",

19h -  Passarinha: Corujada no complexo de trilhas do Bosque do Visconde.

SÁBADO- DIA 27 DE MAIO
2h30 - Trilha Pesada: Nascer do Sol da Pedra Selada
6h -Passarinhada- Observação de Aves na Fazenda do Mel;
9h - Trilha Média -  Transmantiqueira Circuito 3 Pontes - Alcantilado
10h – Apresentação do grupo "Maracatu Águas de Oxalá"
10h às 17h - Feira dos Produtores Locais de Visconde de Mauá com
 apresentações musicais 
11h Oficina: Confeccção de Shit Tube
TARDE
13h – Oficina de Dorodongo - A Arte da Terra – Ebiobambu
14h - Encontro Transmantiqueira
16h30 - Trilha fácil + Passarinhada: Complexo do Bosque do Visconde
Domingo - Dia 28 de maio
6h - Café da manhã na sede do PEPS;
6h30 - Passarinhada: complexo do Bosque do Visconde
6h30 - Trilha Pesada: Pico do Maromba
9h - Oficina Pomada Milagrosa pela Erveira Patrícia Carvalho – Círculo de Mulheres Erveiras da Mantiqueira.
9:h - Escalada - Pedra Sabão
9h - Bicicletada:  Circuito Mauá - Capelinha
15h - Fórum de encerramento: 
A Montanha pode ser um ambiente democrático e organizado para atividades esportivas e de lazer - Quais são os desafios?
Assessoria de Imprensa e Mídias Sociais : 
Márcia Vieira (21)97213-8166