Advertisement

Prefeitura e Estado se unem para o fomento ao turismo em Barra Mansa

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico esteve reunida com Gustavo Tutuca para tratar do turismo de negócios e religioso

 

Barra Mansa está empenhada em estimular o turismo de negócios e re ligioso. Nesta semana, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Bruno Paciello, e a gerente de Turismo, Bhella Santos, estiveram reunidos com o secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca, com o subsecretário de Grandes Eventos, Marcelo Monfort, e com o assessor especial  da Setur, Fernando Costa, em busca apoio para diversos projetos no município.

De acordo com Paciello, o objetivo do encontro foi buscar parcerias para o desenvolvimento do setor em Barra Mansa. “Foi uma reunião bastante produtiva, fomos muito bem recebidos pelo secretário Gustavo Tutuca e toda a sua equipe. Teremos, ainda este ano, várias ações relacionadas ao turismo de negócios, como a vinda de grandes eventos relacionados a esse segmento. A economia de Barra Mansa está pujante, nós agora temos a Companhia de Desenvolvimento, trazendo inúmeros investimentos, enfim, estamos em um momento ascendente”, disse o secretário.

A gerente de Turismo, Bhella Santos, destacou a importância do apoio estadual para as ações em Barra Mansa. “Nós precisávamos de um aporte maior por parte do Governo do Estado no setor e essa vitória foi conquistada nesta reunião com o Tutuca. Além do turismo de negócios, nós conversamos sobre o turismo religioso, através da ‘Rota da Fé’, que envolve dois municípios, Barra Mansa e Quatis”, destacou.

Sobre o roteiro religioso, Bhella explicou que será um trabalho em conjunto inédito, para beneficiar os envolvidos.

- Nós estamos nos empenhando para desenvolver a ‘Rota da Fé’, que compreende as igrejas e o santuário localizados no trecho entre os distritos de Nossa Senhora do Amparo e Floriano, passando por Quatis. Para essa ação nós iremos unir duas Instâncias de Governança Regional (IGR’s), a do Vale do Café, na qual sou a atual presidente, e a das Agulhas Negras. Na semana passada nós tivemos uma conversa muito produtiva com o prefeito quatiense, Aluísio d'Elias, que se colocou à disposição e em breve vamos nos reunir para concretizar essa parceria. E para oferecer um melhor atendimento aos peregrinos que vão acessar esse roteiro, nós vamos reativar equipamentos e atrativos, como por exemplo, a feira da roça – esclareceu Bhella.

Ainda durante o encontro, foram estabelecidos outros apoios às atividades desenvolvidas em Barra Mansa. “Para fortalecer ainda mais o turismo religioso, vamos trabalhar com os artesãos do município para a produção dos suvenires ligados a cada um dos pontos. Neste sentido nós teremos uma parceria com o Sebrae, que irá capacitar os envolvidos”, acrescentou a gerente.

 

Jornada do Turismo

Seguindo no objetivo de desenvolver as ações ligadas ao turismo em Barra Mansa, no mês de junho o município irá sediar a ‘Jornada do Turismo’, que irá envolver 15 municípios do Vale do Café.

- Esse é um evento promovido pela Secretaria Estadual de Turismo, que será sediado em nossa cidade, que vai trazer workshops voltados para a IGR CitVale onde será realizado um planejamento de ações para cada um dos municípios envolvidos. Este encontro, que está marcado para 15 de junho, é importante para que Barra Mansa e as outras 14 cidades entendam seus pontos fortes e trabalhem em cima deles, dando um pontapé inicial em atividades no setor – disse Bhella.