Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE REALIZA MÊS DE CAPACITAÇÃO SOBRE A SAÚDE DO HOMEM

Atividades iniciaram nesta sexta-feira e serão feitas por profissionais das Unidades de Saúde da Família em diferentes bairros

A Prefeitura de Resende deu o pontapé inicial na agenda do mês de maio focada na capacitação da saúde masculina da Área Técnica de Atenção Integral à Saúde do Homem. A primeira ação aconteceu na manhã desta sexta-feira, dia 5, para os profissionais de saúde da Unidade de Saúde da Família do bairro Nova Alegria. 


Os profissionais receberam novos treinamentos sobre a Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH) os eixos temáticos de trabalho com a população masculina, regidos pela Prevenção de Violências e Acidentes; Doenças prevalentes na população masculina; Paternidade e Cuidado Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva Acesso e Acolhimento. 


Outras duas ações ainda acontecerão, sendo no dia 19, às 9h, para os profissionais do USF Cabral/Alambari e o último será para as equipes do USF Itapuca no dia 26, no mesmo horário. 


- A capacitação de profissionais de saúde sobre a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é essencial para garantir que essa política seja implementada de forma adequada e efetiva, promovendo a qualificação dos serviços de saúde, a melhoria do atendimento prestado aos homens e o fortalecimento da promoção da saúde e da prevenção de doença - finalizou o secretário de saúde Jayme Neto. 


A principal diretriz da PNAISH é instruir homens entre 20 e 59 anos sobre a importância do diagnóstico precoce e prevenção de doenças. Os homens vivem, em média, sete anos e meio a menos do que as mulheres e as principais causas de mortalidade são causas externas, como agressões e acidentes.