Advertisement

PREFEITURA DE RESENDE ABRE INSCRIÇÕES PARA CURSO DE MONITOR DE ECOTURISMO

Interessados podem se inscrever na sede da Secretaria Municipal de Turismo ou no Instituto Federal do Rio de Janeiro Campus Resende, até o dia 25 de maio


A Prefeitura de Resende, por meio da Secretaria Municipal de Turismo e a Agência do Meio Ambiente de Resende (AMAR), abriu as inscrições para o curso gratuito de Monitor de Ecoturismo. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Os interessados, moradores de Resende, podem se inscrever até o dia 25 de maio. Serão oferecidas ao todo 25 vagas.


As inscrições são feitas apenas presencialmente na sede da Secretaria Municipal de Turismo, que fica na Praça da Bandeira (a Praça do Trenzinho), ou no IFRJ Campus Avançado Resende, localizado na Avenida Prefeito Botafogo, no bairro Comercial. O curso é voltado para pessoas que já desenvolvem trabalhos na área de turismo ou que tenham um perfil para a atividade.


Para se inscrever é necessário ter mais de 18 anos, ser alfabetizado e ter disponibilidade para participar das aulas teóricas e práticas. O processo consiste no preenchimento da folha de inscrição. Caso seja selecionado para a próxima etapa, o candidato terá que preencher a ficha médica e o termo de reconhecimento de risco.


O secretário de Turismo, Tisga Vieira, destaca que a finalidade do curso é capacitar os moradores para atuarem como Monitor de Ecoturismo em unidades de conservação situadas em Resende.


-O Monitor de Ecoturismo será responsável pela condução em segurança de grupos de visitantes em ambientes naturais. Os candidatos passarão por um processo seletivo para identificar aqueles com o melhor perfil para exercer a atividade. A divulgação dos alunos selecionados será no dia 30 de maio - disse Tisga Vieira.


Saiba mais sobre o curso de Monitor de Ecoturismo


O curso terá início em 1° de junho e acontecerá na sede do IFRJ, às quintas e sextas-feiras, das 14h30 às 17h30. A atividade tem uma carga horária de 75 horas, com 43 aulas teóricas e 32 práticas.


Os alunos terão módulos como: Atrativos Naturais, Classificação de Trilhas, Fauna e Flora, Conceitos de Turismo, Primeiros Socorros, entre outros temas. Vale destacar que algumas atividades serão ministradas por profissionais do Parque Estadual da Pedra Selada e do Refúgio da Vila Silvestre da Lagoa da Turfeira, ambas unidades de conservação situadas em Resende.