Advertisement

Festival Cidade do Inconsciente: Barra Mansa promove evento com música, dança e confraternização para marcar o Dia da Luta Antimanicomial

Nove municípios do Médio Paraíba estiveram presentes para acompanhar a programação realizada no Corredor Cultural e no Palácio Barão de Guapy, no Centro

 

“Nenhum passo atrás, Manicômio nunca mais” essa frase foi dita no ‘Festival Cidade do Inconsciente’, evento alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial, que é recordado nesta quinta-feira, dia 18 de maio. Para ressaltar a importância da data, Barra Mansa promoveu no Corredor Cultural e no Palácio Barão de Guapy, no Centro, um festival planejado em conjunto, idealizado pela Fundação Cultura e com o apoio da Secretaria de Saúde.

Tendas com artesanato, apresentações de dança e capoeiristas, exposição de artes dos pacientes dos Caps de Barra Mansa (CAPS II, CAPSi e CAPS AD), atividades no estúdio da Rádio Labfonia e oficinas de argila, dobradura e contação de histórias na Biblioteca, foram ações encontradas no evento.

Além de Barra Mansa, compareceram representantes de outros oito municípios da região: Resende, Itatiaia, Pinheiral, Piraí, Porto Real, Quatis, Rio Claro e Volta Redonda.

O presidente da Fundação Cultura de Barra Mansa, Marcelo Bravo, explicou o que foi transmitido aos municípios que estiveram presentes no festival. “Podemos demonstrar às cidades que aqui estão a oportunidade de conhecer como é o processo terapêutico realizado em Barra Mansa. Os cuidados da saúde mental, por meio de oficinas, de encontros culturais. Todas as atividades, sejam elas recreativas ou artísticas, estão a serviço para colaborar com os pacientes assistidos pelos programas de saúde mental do município”, destacou Bravo. 

Durante o festival, a coordenadora do programa de Saúde Mental de Barra Mansa, Maria Elvira da Cunha Franco Dias, detalhou como funciona o trabalho dos dispositivos terapêuticos na cidade. “Para além dos atendimentos feitos pelos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), buscamos cuidar dessas pessoas que possuem transtornos mentais ou enfrentam problemas em consequência do uso abusivo de álcool e outras drogas através de atividades nas comunidades, promovendo a inserção e a reinserção delas na sociedade. atendimentos individuais e em grupos, além de oficinas dentro dos serviços”, comunicou Maria Elvira.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos (SMASDH), Fanuel Fernando, comentou a importância do encontro promovido nesta quinta-feira. “Na Secretaria de Assistência promovemos parcerias para somar forças sempre com o objetivo de atender as pessoas vulneráveis da forma mais solícita e atenciosa. Agradeço ao prefeito Rodrigo Drable por esse olhar e apoio aos serviços da Assistência que colaboram com a população de Barra Mansa”, ressaltou.

O prefeito Rodrigo Drable também marcou presença no Festival Cidade do Inconsciente. O chefe do executivo parabenizou toda a equipe que se dedica para prestar o melhor atendimento a pacientes com algum tipo de transtorno mental e seus familiares.

- É muito bom começar o dia com vocês em um evento onde estamos todos muito felizes pelo o que vem sendo feito. Parabenizo toda a equipe. É importante que estejamos imbuídos no espírito de fazer acontecer para que os sonhos se tornem realidade. E essa ideia de nós termos um festival, nessa data especial, é algo maravilhoso. E que isso seja registrado e perpetuado por uma lei. Que essa lei seja replicada e contagie outras cidades e que muito mais gente possa ser beneficiada – frisou.

Além do prefeito, também compareceram ao evento a vice-prefeita Fátima Lima, o secretário municipal de Saúde, Dr. Sérgio Gomes, o subsecretário de Saúde, Aliandre Martins, a gerente de Proteção Social Básica, Cátia Batista, os representantes da Coordenadoria de Atenção Psicossocial da Secretaria Estadual de Saúde e da Comissão Intergestores Regional de Saúde, além dos vereadores Jefferson Mamede e Paola da Pizzaria.

 

Sanção da Lei 5.056 de 2023

 

Na ocasião do Festival Cidade do Inconsciente, o prefeito Rodrigo Drable, sancionou a Lei 5.056 de 2023. Ela institui de forma simbólica e representativa o Centro de Convivência Cultural Cidade do Inconsciente, para abrigar o Programa de Convivência Assistida e Atenção Psicossocial de Barra Mansa.

A lei permite que áreas como o Palácio Barão de Guapy, o Corredor Cultural, o Calçadão Dama do Samba, o Parque Centenário e a Estação das Artes, sejam espaços aptos a receberem pessoas atendidas pelos Caps, outras instituições do município e comunidade em geral, visando o tratamento comunitário.